ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

SEMANA DA SERESTA- "RETALHOS DE CETIM"


( imagem todaoferta.uol.com.br ) Esse disco tinha lá em casa
//////////////////
Vou falar um pouco de Benito di Paula hoje. Fazia muito bem o samba romântico e inovou, inserindo o piano no samba. Houve restrições a ele no meio artístico, uma má vontade mesmo, mas ele tirou de letra... e que letra. “Estão querendo tirar meu nome do samba, acabar com meu tempo de bamba dizendo até que eu já me despedi. Mas ainda não chegou minha vez de ir embora, deixa essa gente falar, é inveja que eles sentem”. Ele tem diversos e lindos sambas românticos como, “você ficou sem jeito e encabulada, ficou parada e sem saber de nada quando falei que gosto de você...”. E essa. “E eu, criança presa em brinquedos e trapaças, quase sem histórias pra contar. Você criança tão liberta, me tire dessa festa e assim ter histórias pra contar. Vem amigo, nadar nos rios, vem, amigo, plantar mais lírios. No vale, no mato, no mundo, vamos brincar”. E quem não cantou “Meu amigo Charlie”? Um brasileiro mostrando ao estrangeiro o que temos de belo no país. E o Charlie Brown estava visitando ou prestes a visitar o Brasil na época. Muito inteligente a ideia da música. Ainda destaco “Mulher brasileira”. Ele tem muitas. Mas destaco hoje especialmente RETALHOS DE CETIM. A desilusão amorosa na avenida. Pôxa, a namorada jurou que ia desfilar para ele e não desfilou. Essas mulheres. Sei não, viu. Com vocês...

Retalhos de Cetim
Composição: Benito di Paula
Ensaiei meu samba o ano inteiro.
Comprei surdo e tamborim.
Gastei tudo em fantasia,
Era só o que eu queria
e ela jurou desfilar pra mim,
Minha escola estava tão bonita.
Era tudo o que eu queria ver.
Em retalhos de cetim
eu dormi o ano inteiro,
e ela jurou desfilar pra mim.
Mas chegou o carnaval,
E ela não desfilou,
Eu chorei na avenida, eu chorei.
Não pensei que mentia a cabrocha, que eu tanto amei.

19 comentários:

Elaine Barnes disse...

Bom dia! Acho ele um astro do samba. Na época do "Charlie" eu era bem novinha e ele estava no auge da carreira, a mídia o apoiva muito e lembro-me que surgiu um boato que ele estava leucemia. Eu acreditei. Por muitos anos achei que ele estava em tratamento ou tinha feito um transplante. Até hoje não sei se foi verdade ou mentira,o bom é que ele está aí,mesmo que fora da mídia. Adorei ! Montão de bjs e abraços

chica disse...

Que legal rever esse disco.Muito bom mesmo! abração,lindo dia,chica

Everson Russo disse...

Outro dia vi o Benito no programa do Jo,,,a gente fica pensando,,,o cara é musico dos bons,,,e olha que eu sou roqueiro...rs..rs...é um baita de um compositor,,,,cantor,,,,e a midia é tão ingrata com ele,,,enquanto isso,,,somoso obrigados a ouvir rebolation,,,realmente é a morte da musica...rs..rs...no meu caso especifico,,,,que gosto de muitos tipos de musica,,,,apesar dessa minha cara de maluco rock1nroll..rs..rs..rs..é dificil,,,não sei te falar qual foi a ultima vez que parei numa estação de radio pra ouvir....

p.s.seu comentario deu show....rs..rs...combinamos mesmo,,,,o amor não tem explicação,,,,mas parece que as madrugadas vivem me cobrando isso...rs..rs....abraços fraternos de otimo dia pra ti.

Felina Mulher disse...

“você ficou sem jeito e encabulada, ficou parada e sem saber de nada quando falei que gosto de você...”....essa eu cantei muitoooo, nossaaa, bateu uma saudade agora, só não sei dizer de quem ou de onde....talves d emim mesma.

Um lindo dia moço querido do meu coração.

Anônimo disse...

Menino bonito de se ver e de se ler..
bjokas amigo de sempre...

Valquíria Calado disse...

Oi lindo menino, gosto destas coisas antigas e puras, são suaves e levam paz a alma. perfeita sua postagem, parabéns. um abração.

Hana disse...

Oi amigo, hoje é meu dia de folga por isso corri aki te dar meu beijinho e agradecer seu carinho, eu estou na correria trabalalhando e estudando muito aki no Japão, çpor isso demoro pra responder, a vida aki é corrida, mas sempre dou um jeitinho no sono e corro te ler. Gente benito de Paula, quanto tempo não ouvia falar e meu pai cantava muito as musicas dele que saudade valeu o post.
com carinho
Hana

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Bom dia, Carlos
Olha, essa eu não conhecia.
Ouço pouquissimo Benito de Paula, mas, confiante em sua recomendação, já estou baixando pra ouvir essa canção.

Beijo grande

(ai, ainda bem que voce voltou! =D )

Unknown disse...

oi?! puxa isso me faz lembrar meu pai...
abraço amigo.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Carlos
Benito di Paula marcou a minha juventude. Essa música faz parta das minhas favoritas.
O avô de meu pai, Antonio Silvino, fez parte do grupo de Lampião, alguns livros sitam o nome dele.
Abração

└─── яo ♥ disse...

Passando pra de deixar um beijinho menino querido!

*-*

Majoli disse...

Ulálá, meu cantor amado Benito Di Paula, me apaixonei, sei que tenho que ler os outros posts que perdi, mas quando vi Benito por aqui, não resisti.

Carlos, meu amigo querido, eu sou fã nº 1 dele, tenho todos os LPs dele, ah Deus estou em transe.

Estou cantando Retalhos de Cetim, ai gente que emoção.

Amei por demais, parabéns pela escolha.

Ganhei meu dia.

Beijos com carinho meu amado amigo.

Sonia Schmorantz disse...

Não sei se te perdôo ou não por ter errado meu nome, rssss Acho que esta postagem ficou tão legal, que vou perdoar!!!
um abraço

nd disse...

Nossa Carlos ! essa me pegou forte e me levou de volta qdo tinha uns 13 anos...belos dias...belas canções.
Qdo ainda se tinha coisa boa prá se ouvir.
Eu costumo dizer que fui uma privilegiada em se tratando de música, qdo comecei a entender a música, tínhamos coisas muito boa prá se ouvir, vc lembra das rodas de violão ? todos cantando ao ar livre ?
E o Benito...ah ele foi um marco na minha vida. Lembro de quase todas as canções dele, e ainda hoje ouço, é música de primeiríssima qualidade, além de compositor um excelente pianista. Ele fez com que eu passasse a gostar de samba.


Um Mega abraço,

"...eu sou como a borboleta, tudo que eu quero é liberdade... "

IT disse...

"Carlos Brown"

Eh! meu amigo Carlos
Eh! meu amigo...
Carlos Brown, Carlos Brown

Se você quiser
vou lhe (mostrar)contar
A lua brilhando aqui... estar.

ôooooo Carlos!!!oooo meu amigo
Carlos Brown...Carlos Brown.
Eh! meu amigo Carlos Brown.

Homenagem, ao poeta Carlos Soares. Afinal, é o 'seresteiro' da semana.

Abraços.

Eu Meus Reflexos e Afins disse...

Adoro essa musca.
As vezes me pego
balbuciando.
Adorei lembrar.
Bjins entre sonhos e delírios

A carne ferve
Os olhos fecham(...)
E tudo explode(...)

Anônimo disse...

Vim desejar uma ótima noite ao meu amor! Beijinho bem carinhoso.

* * * *
* * *
* * T E A M O
* *
*

RENATA CORDEIRO disse...

Gostei muito, Carlos.
Obrigada, amigo.

"A ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, o faz voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres!"

A Insustentável leveza do ser, Milan Kundera

Beijos
Estou melhor, voltei; agora eu tenho de sair mesmo.
Durma bem.

maria claudete disse...

Olha Carlos cheguei pensar em conversa com o marido que o Benito não estava mais no meio de nós e comentamos sobre êle e tantos outros que não ouviamos mais ser tocado nos rádios, fomos surpreendidos com sua presença aqui na semana passada fazendo um show do chevrolet hall de Olinda com a Alcione, menino ,foi casa cheia, um delírio total da platéia
Esta música é um ícone marcante de seu repertório musical entre tantos.