ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SAINDO DO DIVÃ- VOCÊ


Você faz perguntas.
Busca, rebusca.
Perde-se no labirinto de seu ego.
Vai ao analista para falar de insônia
e dos fantasmas que o assombra.
Mas, será que está cego e não vê a resposta à sua sombra?
Você único que é,
você de pé é tudo, está em tudo.
O que é permitido? E o proibido?
O ódio e a flor?
O que é o beijo?...
a máscara de Judas ou uma declaração de amor ?
Faz diferença noite chuvosa ou estrelada
se você está nela?
Você existe, você “É”,
isso é o mais importante...
grão de areia ou gigante.
Você é único no universo,
quem pode imitar?
Certo ou errado, quem pode julgar?
Quem é o juiz, quem é o réu?
O que você acha do inferno e do céu?
Nada faz diferença,
pois, bem e mal são irmãos
fazendo a história se dando as mãos.
Dois rios diferentes desembocam no mesmo mar .
Você pode nadar nesse mundo, mergulhar fundo
com a certeza que é parte ativa
na grande locomotiva
ora árdua, ora divertida
que traça os caminhos da vida.

19 comentários:

Elaine Barnes disse...

Lindo! O que a busca se não de si mesmo? O que faz uma história são os conflitos.Eles estão aí pra crescermos,amadurecermos e aprendermos com ele. Tudo em busca do nosso amor e da nossa paz. Adorei! Montão de bjs e abraços

Everson Russo disse...

Sabe meu amigo, dentro ainda do nosso debate de ontem, e anexando ao belo post de hoje, acredito que é isso mesmo, voce vai pro divã,,,,e sai de lá assim, buscando tudo, entender seus conflitos, suas dores, a mores, cores, a vida, os caminhos, quais seriam os melhores, porque sente isso ou aquilo,,,o que na realidade é uma busca interior de si mesmo,,,,abraços fraternos de bom dia pra ti.

Milkshakedepalavrasdalu disse...

Vc realmente tem o don da escrita. Tks pelo poema, tão realista e ao mesmo tempo de um jeito tão encantador de narrar a verdade de todos nós.
Bjs! Lu

Pelos caminhos da vida. disse...

As respostas dessa busca estão no nosso interior, de nada adianta Divã.

beijooo.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo
Poema lindo e verdadeiro.

Você pode nadar nesse mundo, mergulhar fundo
com a certeza que é parte ativa
na grande locomotiva
ora árdua, ora divertida
que traça os caminhos da vida.

Mesmo assim.

Beijinhos
Sonhadora

Ricardo e Regina Calmon disse...

Na grande locomotiva da vida ,meu bom Carlos ,estamos aqui entre terríveis tempestades,ventos avassaladores,mares de gigantescas ondas,e lama e merda pela cidade,fase terrível da natureza sim,a resposta dando!

te abraço

Anônimo disse...

Carlos,realmente tem muita gente pra julgar e poucos pra ajudar!Um belo texto!Bjs,

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Esse nosso buscar por respostas faz parte do caminhar pela vida.
Pois quem pára de se perguntar e questionar, morre um pouquinho voce não acha?

Lindo poema, Carlos

Beijo =)

Felina Mulher disse...

Carlos, meu amigo,todas estas perguntas são simples, mas não são fáceis de responder, pois sempre buscamos respostas fáceis, que não nos force a trabalhar a mente e principalmente que não tragam mudança em nossa vida.Durante o tempo em que fiz terapia, apreendi que a minha felicidade reside nas minhas opções de escolha e de assumir a responsabilidades dessas escolhas. A minha felicidade está no meu assumir a condição de angustia e procurar em mim mesmo o meu eu.Quando saimos de um Terapeuta, saimos com mais perguntas do que quando entramos, e lembro que cada vez que eu falava, o meu perguntava: Que mais querida?....um questionário sem fim...
Vc explanou maravilhosamente isso!

Um beijo nesta alma de menino.

Anônimo disse...

Dizem que os analistas nos fazem pensar melhor ainda, mas eu acho que no seu caso não precisou não. Você é um poeta, é seu próprio analista quando escreve.Parabéns!
Bjos
Glória

Anônimo disse...

Dizem que os analistas nos fazem pensar melhor ainda, mas eu acho que no seu caso não precisou não. Você é um poeta, é seu próprio analista quando escreve.Parabéns!
Bjos
Glória

Elzenir Apolinário disse...

Acho que saí do divã junto com vc, meu amigo. Que Deus o abençõe. Bjs

Wanderley Elian Lima disse...

Cada ser é ímpar, com suas qualidades e defeitos, com sua história de vida e com seus sonhos e com suas limitações. Comparar pessoas é cometer o erro da injustiça.
Abração

Laurita disse...

Olá amigo, traçar os caminhos da vida... será? Ou a vida traça nossos caminhos? Complexo meu amigo. Gostei, pois dá para pensar e repensar. Beijos

José disse...

Olá Amigo Carlos,
Dá que pensar, se tiver de pé a sombra é maior, mas que faz parte integrante desta locomotiva faz.

grande abraço.
José.

nd disse...

Oi Carlos,

A verdade é que todas as respostas para as nossas perguntas e dúvidas estão dentro de nós mesmos. O problema é que na maioria das vezes não encontramos o caminho para chegar até elas, pq não é fácil encontrar as respostas, assim como não é fácil qdo ouvimos alguem nos jogando na cara um de nossos defeitos, aceita-los logo de cara.Pq julgamos não ter defeitos, ou são tão pequenos que não faz mal a ninguem. Sempre que posso, faço uma introspecção para tentar me descobrir, me conhecer e melhorar em alguma coisa, não é fácil e as respostas quase sempre não vem na hora que queremos, muitas vezes é necessário que amadureçamos em algum ponto, que passemos por algum sofrimento para so assim então, descobrir as respostas.

Bjs, bela postagem.

PS : sobre sua pergunta em relação ao meu entequerido que tá enfermo, graças a Deus tá td sob controle agora, melhorando cada dia mais.
Muito obrigada pela consideração, Vc é um cara bacana, viu ?
E saiba que tem em mim uma amiga.
Vc e a Anita moram no meu coração.
Obrigada mesmo !

anita sereno disse...

ola boa noite não pude deixar de ler um poste tão belo quanto aqui retratastes da tua maneira de ver a prespetiva da vida num semblante despertar você descreveu se na suas capacidades
e dores seus conflitos,
e seguiu , seus caminhos que o fizeram reencontra nesse turbilhão da vida!!! anjo obrigada pelas belas palavras que deixastes no blog do Santa Cruz
beijos com carinho

anita sereno disse...

obrigada beijinhos bom fim de semana

maria claudete disse...

Disse bem Carlos: Bem e Mal são irmãos ,posto que um é a ausência do outro. A resposta está dentro de nós,resta buscá-la com acerto.Obrigada pela força e resolvi acatar o conselho . Valeu mesmo!semana feliz para você