ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sexta-feira, 12 de março de 2010

UM TOQUE DE MIDAS


( imagem google )
Esse poema não é novo. Nem velho. Assim como eu. Não está entre os melhores. Também não está entre os piores. Também não gosto de ficar nomeando, “esse é pior, esse é melhor”. O poeta tem que amar sua poesia e pronto... e respeitá-la. Todos são especiais. E assim escolhi este para cada vez que eu fizer aniversário. Sim, está chegando meu aniversário e é dia 15, segunda-feira. Fiquei na dúvida se falava, mas por outro lado sei que os amigos blogueiros iam acabar sabendo e não me perdoariam por não contar. Quando jovem, jovem literalmente falando, porque ainda me sinto jovem espiritualmente, eu escondia meu aniversário porque sabia que iam ter manifestações, abraços e eu não me controlo muito por ser emotivo acima da conta. Alguém sempre ficava sabendo, espalhava, daí o resto vocês imaginam. Da mesma forma que sei que neste dia 15 algumas pessoas vão aparecer para me abraçar de “surpresa”. Surpresa nada, eu já sei que eles vão, porque são bons amigos. Por exemplo, tenho um amigo que só vejo de ano em ano. No meu aniversário. A filha dele comemora no mesmo dia. Pois ele sai da festinha dela só para vir me abraçar. Legal isso, né? Pois é. Os casos que conto aqui, não são só do passado, acontecem comigo todos os dias.
Neste poema, como sempre, misturo minhas idades. Gosto dessa alternância. Vou lá e volto cá. Fico brincando de iôiô com minhas idades. No começo falo de um jovem idealizador, porém não um idealizador materialista, mas buscando, projetando ser alguém melhor quando os cabelos virarem prata, só que fazendo isso, plantando isso ainda na juventude. Porque velhice não é o fim.Velhice é colheita. É o resultado de tudo que a gente semeou. O MIDAS da lenda se perdeu, talvez porque pensou só em ouro. Não consegui ser um REI MIDAS, fazendo as coisas virarem perfeitas como diz o poema, mas consegui manter a fertilidade do meu coração e isso para mim vale mais que ouro.
Ah... a idade não vou falar. Nisso sou igual às mulheres. Até acho que vou começar a contar minha idade de trás pra frente. Isso, regressiva. Quem sabe assim eu viro um bebê?
//////////////////

UM TOQUE DE MIDAS

Quando a prata tingir meus cabelos,
meu coração vai ser ouro.
Num amarelo tão cintilante
que será impossível não atrair alguém,
mais forte que a magia de Midas
e quem tocar vai virar ouro também.
Não estarei envelhecido,estarei melhor
como homem,como gente
e que todos os fios de cabelos brancos
que a vida me der aos trancos
sejam exemplos e sementes
para quem souber me olhar.
Não serão pesadelos. Nada de mal . Ora, são apenas meus cabelos,
meu coração é jovial .
Mais idade, mais planos
mais amigos, mais amores.
Talvez menos tempo, eu sei,
mas quando tinha vinte anos
tinha todo o tempo do mundo e não me importei.
Defeito? Não. Coisas da idade.
No final somos todos meninos
e gostamos de com o tempo brincar .
Só não podemos perder, seja em qualquer momento...
a magia que é viver
e a vontade de sonhar.

23 comentários:

Elaine Barnes disse...

De todo o texto sempre bem escrito, com um toque de bom humor,com um toque de romantismo...O mais bonito foi o toque da "fertilidade do coração" O toque de Midas foi o ouro do seu coração! Montão de bjs e abraços dourados

Felina Mulher disse...

Ainda não vim ler-te, somente agradecer, e deixo aqui, o que deixei registrado no "O livro dos Dias Dois", do Everson:

Tenho, por dever e gratidão agradecer aos meus queridos amigos que, de uma forma tão querida, souberam profundamente tocar nesse coração que pensei já ter vivido todas as emoções.

A verdade é que os dois poetas conspiraram contra mim. Nunca em minha vida tinha experimentado uma surpresa tão surpreendente! Perdoe-me à redundância, mas essa é a única expressão que encontrei para manifestar minha alegria.Em momento algum desconfiei desse complô montado pelos meus amigos queridos Everson e Carlos.
Dizem que os mineiros trabalham em silêncio. Concordo plenamente e já sabia disso. Convivo muito com esse maravilhoso povo.

Em poucas ocasiões dessa minha vida, havia experimentado essa sensação tão grande de me sentir tão querida. Esse momento jamais esquecerei meus amigos, pois nunca poderia imaginar que um dia pudesse receber tanto carinho ,tanto incentivo para continuar escrevendo minhas insanidades, que vcs chamam de poesias.Vcs são pessoas maravilhosas que encontrei nesse mundo virtual e com quem tenho convivido no meu dia-a-dia.Estou escrevendo um livro sobre lindas histórias de vida que aprendi aqui. Quem sabe isso acontece um dia?E vcs serão citados nele.
Deixo aos dois meu agradecimento:

Brisa

Você Everson é como
um sopro de vida,
brisa sereno e envolvente -
aragem leve e sentida
roçando no corpo da gente!


E você Carlos é o menino do campo
A relva verde
Um menino de ouro
que mata a fome e a sede
do tão frágil Beija Flor!

Vocês são, tudo afinal:
princípio, meio e fim,
Uma amizade plena e total
guardada dentro de mim!


Um beijo embrulhadinho em abraços.________Felina.

Obrigada poeta menino Beija Flor....volto depois....

Anônimo disse...

Um toque de Midas é essa capacidade de fazer os outros felizes como fizeram com a Felina isso e manter a criança viva dentro do coraçäo. Beijos.

Everson Russo disse...

Meu amigo,,,,eu penso assim,,,acho que a gente não envelhece nessa vida, adquirimos mais experiencia,,,,e a vida nos cobra em casaço, dores, saudades e a frase poetica,,,,câs alvas...rs..rs...essa é profunda,,,,mas o mais importante é a historia que deixamos, as pedras do caminho transformadas em petalas, os a migos que fizemos, os amores que amamos,,,e os sonhos que sonhamos,,,e claro,,,os que ainda sonharemos,,,e sempre,,,de caneta e papel na mão,,,pois uma poesia é o sopro leve do luar,,,uma hora ela vem....


p.s. Nosso dueto em homenagem a Felina foi postado ontem,,,hoje a recebi no Livro, e ela gostou,,,,é uma menina de ouro,,,coração bom,,,,sorriso simples e cativo,,,,foi otima a parceria,,,foi otimo o objetivo,,,,abraços fraternos, belo final de semana pra ti e muita paz e poesia....e claro,,,podemos repetir a qualquer hora o dueto....

Pelos caminhos da vida. disse...

Como viver mais anos !
Vá mais lugares,
Abrace Mais amigos,
Dance Mais,
Diga menos nãos,
Invente menos problemas,
Coma mais sobremesas ,
Pratique mais esportes,
Ria mais de si mesmo,
Vá mais ao cinema,
Saia mais com os amigos,
Cante mais,
Plante uma árvore,
Brinque mais,
Tire mais fotos,
Visite o céu ,
Visite o fundo do mar,
O topo de uma montanha!
Beije mais,
Abrace mais,
Conte mais piadas,
Se apaixone mais vezes,
Mesmo que seja sempre pela mesma pessoa!

(Laura Baptista Leite).

Bom fim de semana pra vc.

beijooo.

Hugo de Oliveira disse...

Amo o seu talento.

mARa disse...

... que meigo Você!

de acordo com a antroposofia, a cada setenio, mudamos e se soubermos viver cada etapa, seremos melhores...

E Você com certeza está cada vez melhor, ficamos quando aprendemos a nos conhecer e aceitar que passamos com o tempo e como o conceito dos alquimistas, podemos sim ser o cintilante do Ouro.

beijoos!

quero uma fatia de Bolo, viu!

franciete disse...

Amigo é o sonho que a maior parte das vezes nos move, porque o sonho comanda a vida, e quase sem darmos por ela passar o mundo pula e avança.
Pois quando olhamos para traz, o ontem já ficou tão longe.
Beijinhos de luz em seu coração, você é uma pessoa encantadora viu.

Maria Bonfá disse...

que lindo poema Carlos.. adorei.

meu coração é jovial .
Mais idade, mais planos
mais amigos, mais amores.
Talvez menos tempo, eu sei,
mas quando tinha vinte anos
tinha todo o tempo do mundo e não me importei.
Defeito? Não. Coisas da idade.

A-D-O-R-E-I!!! MARAVILHOSO.. VC É MEU POETA DO CORAÇÃO.. QUERO BOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Wanderley Elian Lima disse...

Meu grande amigo Carlos, lamento mas não sou tão otimista em relação a idade. Todas as vezes que falo sobre essa experiência adquirida, me parece um prêmio de consolação por não poder fazer mais as coisas que fazia. Sobra muito pouco pra ser feito até porque o corpo já não ajuda mais. Não sou angustiado com isso, só não acredito nesse papo de melhor idade que a mídia inventou para inserir o idoso no mercado de consumo.
Grande abraço

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Primeira coisa: a resposta: to melhor, hoje foi a quarta sessão de RPG (dói), e a quinta de acupuntura. Fora os remedios tradicionais e etc etc etc

Segundo: moço, que poema mais lindo. Cheguei a fica com os olhos cheios dagua. Quem escreve assim tem o coração de menino mesmo, independente da idade.

Terceiro: eu te quebrava em 3 se passasse teu aniversário e tu não contasse. Humpft.

Beijo

=)

Anônimo disse...

Lindo poema. Quem sabe eu penso um pouco e começa a aceitar essa coisa de idade com mais naturalidade. Tenho sérios problemas com isso, rsrsrs.
Tenha um ótimo final de semna, poeta!
Beijos!

Elzenir Apolinário disse...

Um toque de vc faz este blog valer ouro. Bom final de semana. Bjs

Anônimo disse...

Carlos,que bonita sua poesia!Não podemos perder a capacidade de sonhar,nunca!Acho ás vezes que nunca vou crescer por dentro,minha alma está atrasada!...rsss...Adorei tb o seu texto!Abraços,

Impulsiva disse...

Poeta, perdão por "classificar" seu poema, mas não posso deixar de dizer que foi sim um dos mais belos que já li aqui...não desconsiderando os demais, pois cada um é único e mágico, mas talvez pelo toque delicado que estes versos deixaram em meu coração.
Sou assim, a idade me incomoda porque a vida nunca me basta, e igualmente a você sinto-me cada vez mais jovem.

Lindo! Perfeito!

Beijos...

"Cantinho Poético" disse...

Olá amigo!
Passando prá te desejar um BOM FDS.
AMOR...PAZ...POESIA!!

Anônimo disse...

Oi, Carlos, vim deixar meu carinho.
Um ótimo final de semana!
Bjos
Glória

Pena disse...

Admirável e Genial Amigo:
Um Post sensível e perfeito.
Tem um coração gigante.
Abraço de parabéns sinceros pela magia que mora em si.
Com cordialidade e respeito.

pena

É uma honra a sua amizade.
Fabuloso. Gosto de o ler. Imenso.
Bem-Haja, amigo!

Sandra Ribeiro disse...

Que lindo meu amigo, me senti uma menina agora, cheia de planos e sonhos!!! Que delicia de poema!

JORDAS disse...

Porque o tempo é redondo, estamos sempre à mesma distância do centro.
A infância e o sonho. Eles são a nossa âncora e rodamos sempre à volta do sonho.
Fertilizar o coração de sonhos, e flores, e luz e ouro...
Sonhar não é proibido.
É obrigatório sonhar.

Juliana Sphynx disse...

=)

Majoli disse...

Encantada, enfeitiçada com tuas palavras, com teu poetizar...ah como é bom passear pelo blog de amigos que tem sensibilidade, que nos faz arrepiar a alma, que nos eleva.
Obrigada por existir meu amigo.
Que Deus o conserve sempre assim, mesmo quando estiveres com cabelos branquinhos.
Beijos com carinho dessa amiga que muito te gosta.

JoeFather disse...

O texto é perfeito! Devia ser o manual de instruções que muitos seres deveriam se utilizar todos os dias! Parabéns!

Quanto a idade, eu tenho uma maneira de ver o passar dos anos: digo sempre que nós seguimos com a linha da vida num aclive até os 40 anos, rumo ao céu, depois nessa tenrã idade ficamos algum tempo numa linha horizontal, depende de cada um de nós o tempo nesse momento que chamo de equilíbrio, depois partimos para um declive acentuado rumo ao desconhecido!

Eu creio que ainda não entrei nesse declive, estou me segurando, quase nos 42!

Abraços e parabéns pela linda inspiração e que nessa data de hoje se repita ainda por muito tempo!

Abraços renovados!