ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

MEU MUNDO


Amigos. Acredito que alguns de vocês esperavam que eu fizesse um texto de fim de ano. É normal, é legal fazer, já até fiz no ano passado. Todos fazem. Mas não quis fazer, acho que seria repetitivo falar de planos, sonhos, etc. Acontece que os anos que não planejei foram melhores que aqueles em que me enchi de planos. Num resumo geral, o ano de 2009 foi muito bom para mim. Alguns percalços sim, uns tropeços, uns vacilos, mas pior que perder é não tentar. “A pior luta é a que não se luta”. Por isso aprendi ao longo dos anos deixar as coisas fluírem mais, acontecerem mais naturais, ao invés de tentar mudar o curso delas e assim, enfrentá-las tal qual elas se apresentam. Para isso a gente tem que estar forte. Muito pior eu já passei, sem perder o bom humor e a fé, embora muitas vezes tenha corrido pro quarto. Muito mais importantes que o que colhi, foram as sementes que joguei para o ano que se anuncia. Aí vão me perguntar. “Mas você disse que não planejou. Está maluco, poeta?”. Planejei algo sim. Não de forma material. As pessoas não acreditam quando falo ou até pensam que minto e isso me magoa muito. Hoje estou um pouco triste, talvez seja coisa de fim de ano. É impossível não fazer uma pequena reciclagem nessa época. Eu não planejo um ano. A minha vida é toda planejada emocionalmente ao longos de meus quarenta e poucos anos. E parece que em 2010 vou colher tudo que plantei, não só em 2009, mas também... 2008... 2007... 90... 80.. 75...70. Bem... acabei fazendo um pequeno texto . Esse EU, esse meu mundo esquisito sem deixar de ser divertido, esse jeito que às vezes eu mesmo não entendo e que permite pessoas que nunca se viram ou que nunca me viram, de épocas distintas, me dizerem: “Você é diferente”. Ontem mesmo ouvi isso de uma mulher quase desconhecida, com quem até então havia trocado no máximo umas três ou quatro palavras, um “olá” na rua. Nem sempre ser diferente significa ser melhor, nunca almejei isso. Talvez a minha diferença seja que eu não tenha meio termos, não sei esconder ou fingir sentimentos. Estou sempre tentando amenizar situações. Mas ser diferente é bom, a gente é mais visto, mais falado, mais procurado. Se estou nas rodas como estive neste fim de ano, fica um monte de gente à minha volta, e eu dando verdadeiras “entrevistas” sobre meu trabalho e poesia. Me perguntam se isso me incomoda e eu digo que é um prazer.Gosto que falem comigo, gosto de ouvir as pessoas, até sinto falta disso. Ah, eu gostaria de viver uns trezentos anos. Esse é meu mundo, complicadinho... mas amo. E necessito ser amado a todo instante.
Meu coração está dizendo: FELIZ ANO NOVO A TODOS! FIQUEM COM DEUS!
///
MEU MUNDO

Meu mundo é simples, mas é composto...
de versos e diversos.
Por trás de minhas lentes
não há somente meus olhos e meu rosto
há todo um universo, controverso sim
e me dá gosto desafiar os “NÃO” que dizem pra mim.
Meu mundo...
que sabe ser melodia, harmonia
sem seguir nenhum ritmo a não ser o da emoção.
Ainda que não bata direito
o que trago no peito não é um relógio, mas um coração...
impulsivo, abrasivo... e compreensivo.
Meu mundo é único, mas nunca exclusivo,
cabe tanta gente.
Se mente, não é por mal.
Arranco a semente do que é banal.
Parece irreal...
mas é palpável, tocável
apenas gosto de brincar com o abstrato,
me cansei da selva de concreto
e faço do meu sonho... um fato.
Meu mundo é completo, repleto
parece um parque de diversões
muito embora, às vezes se feche
se perca em desilusões.
É por isso que eu brinco de Fênix, de Ícaro e de Narciso
pra recomeçar, pra de novo voar
ainda que corra o risco de derreter a cera sob o sol
ou de me afogar nesse lago
em busca de um simples afago,
mas não desisto de um arrebol.
Ainda bem que meu mundo tem muitas faces
por isso todo dia ele renasce.

26 comentários:

Anônimo disse...

Carlos

Não acho você uma pessoa diferente, quando leio seus textos e poesias vejo em você uma pessoa especial, muita coisa me identifico, em quase tudo vejo a verdade e a transparência. Isso de ficar triste e calado em determinadas época do ano também tenho, é a forma que possuo de me reavaliar e avaliar as novas situações que se apresentam.
Também não fiz planos, quero um 2010 entregue na mão do Senhor.
Tem sido muito bom estar aqui contigo durante todo esse ano, e tenho certeza de que em 2010 compartilharemos muito mais.

Abs

Pena disse...

Admirável e Estimado Amigo:
Depois deste DIVINAL Post só posso dizer: PARABÉNS!
Um Excelente 2010 no companhia da família.
Abraço amigo de imensa consideração.
Faz coisas belas, perfeitas e extraordinárias.
Que o Novo Ano traga felicidades e alegria.
Com um imenso respeito.
Sempre a admirá-lo.

pena

Bem-Haja, fabuloso Amigo!
Tudo de maravilhoso na sua vida.

Felina Mulher disse...

Carlos, que bom que vc é diferente, pois é chato ser igual a todo mundo.Eu sou uma pessoa que ao primeiro olhar tds me acham estranha, metida, nariz empinado, e dizem isso sem ao menos trocarem uma só palavra comigo.Outro dia comentei com um amigo, que durante uma novena de Natal em casa, e a casa estava lotada, uma senhora foi fazer uma oração pela dona da casa, no caso eu, e ela rezando disse: Pela Eneida, essa pessoa tão simples e humilde....e eu, que nunca tinha ouvido alguém me dizer isso, não me contive e caí na gargalhada, foi um mico enorme que passei, mas foi uma gargalhada de emoção, por ouvir alguém falar de mim aquilo que eu acho que realmente eu sou, mas que poucos conseguem ver, talvez por causa de minha profissão. Então, eu costumo brincar dizendo, eu não sou igual a todo mundo, eu sou deliciosamente diferente...igual a vc querido amigo.
Que vc continue sendo diferente em 2010 e que eu possa sim ser um personagem a mais nesta página deste novo livro que se inicia.

Beijos....Felina.

Juliana Carla disse...

Olá Carlos

Planejamentos, desafios, não perder a fé e o humor, ser diferente, às vezes calar-se... Identifiquei-me muito com estes aspectos no seu texto. No mais ele transmitiu para mim o conselho de um pai, sabia?

Planejar, planejar, planejar... Este ano pouca coisa saiu do papel. Vou deixar que os eventos sigam mais o seu curso natural...

FELIZ 2010 REGADO DE GRANDES REALIZAÇÕES!

Bjuxxx e xerooo

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

OI, Eneida(Felina). Acabei rindo de você aqui. Eu também já passei um mico grande na igreja. Era um casamento e nós, amigos de igreja estávamos juntinhos, agrupados nos bancos. Aí uma amiga perguntou á outra: "Acha que fiquei bem nesse vestido?". A outra respondeu: "Tá bonitinho". e exatamente quando o padre parou de falar, a igreja toda silenciosa, eu que tnho voz potente e rouca,emendei: "Bonitinho, é feio com dó". A igreja em peso riu, até o padre. Mas essa da mulher te chamar de humilde sem nunca ter te visto, foi demais. Valeu.Estaremos juntos sim.beijão

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Obrigado, amigos Pena e Gilson.Um abração

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

É isso aí,Juliana. O negócio é pureza de coração.Beijos

Anônimo disse...

Lindo isso, falou com o coração, são os textos mais belos pra gente ler. Acabou, sim, fazendo um texto de final de ano, ainda que nas entrelinhas... assim como eu, não queria falar em final e começo de ano, mas acabei colocando nas entrelinhas aquele quezinho de expectativa e olhando um pouco pra trás afim de não mais cometer erros recorrentes.
Que estejamos aqui, querido Carolos, neste 2010, sem planejamentos, sem grandes aspirações, apenas sendo nós mesmos, com todas as nossas imperfeições.

Beijos!
Boas festas de final de ano!

Anônimo disse...

Carlos, que no ano novo possamos exercitar:
a nossa criatividade,
a vontade de viver e ultrapassar obstáculos,
solidariedade e amizade, para superarmos as nossas diferenças
e sobretudo, muito otimismo, serenidade
e alegria no coração.

Beijos
Glória

Jacque disse...

Feliz ano Novo querido.

Beijo.

Jacque

mARa disse...

Menino LIndo!

desejo-te um ano Novo de total realizações, com tudo de bom que desejares.


Beijoo!

Áurea disse...

Passei para desejar um Bom Ano 2010 com tudo o que mais desejar.
BJO
Áurea

tibeu disse...

Feliz ano 2010

Laurita disse...

Olá amigo, passei para desejar um feliz Ano Novo, com muita saúde, paz e muito amor. Beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

carlos

Lindissimo texto e poema.
Que 2010 lhe traga tudo o que deseja, são os meus votos.
Beijinhos

Sonhadora

Wanderley Elian Lima disse...

Carlos
Dar parabéns pelo texto seria chover no molhado. O importante na vida é não ter medo de correr riscos, pois só assim descobriremos a infinidade de possibilidades que temos.
Grandeabraço

Everson Russo disse...

Meu mundo é o seu mundo, é o nosso mundo, e dai vamos, tambem penso como voce, agora vamos tentar colher um pouco, engraçado, não tem nada a ver seu post com o da Lu, mas associei, e o negocio é como voce disse, deixa fluir, deixa seguir e que nesse ano a gente colha os frutos das sementinhas jogadas, e isso meu amigo, nós fizemos né? um forte abraço, o primeiro do novo ano, e como to dizendo aos amigos, que nossa amizade dure esse restinho de ano e pra vida toda...rs...rs...tenha a certeza, ter te conhecido e diariamente ler sua poesia é muito importante pra mim....

Majoli disse...

Você é uma pessoa muito linda Carlos, gosto dessa sua transparência, suas palavras por mim não são só lidas, eu as ouço, pois quando aqui venho eu me envolvo de uma tal maneira que elas criam vida, pois sei que aí do outro lado enquanto digitavas era teu coração que falava.

Me sinto muito feliz em ter sido abençoada por Deus em ter te conhecido em 2009 e que em 2010 a gente sempre se encontre através de nossos escritos.
Feliz 2010 meu amigo.
Deus derrame muitas bençãos sobre você.

Maria Emília disse...

Um contínuo renascer em cada aurora deste 2010 que hoje começa.
Maria Emília

Barbara disse...

FLUINDO...PLAINANDO...NÉ CARLOS?
1 ABRAÇO E BOA SORTE!

Unknown disse...

Não são necessários planos para que os anos melhorem, apenas muito amor e sonhar, fazer pelo que sonhamos e viver o que somos...

Por mais males que hajam durante os anos, o que importa é que sejam vividos com a força necessária para crescer com tudo o que aconteça...

Um bom ano também para você, agradeço imenso por todos os comentários que me deu :)

Um abraço!

Everson Russo disse...

Bom dia meu querido amigo, vou te responder aqui a pergunta do orkut...rs..rs..rs...sou de uma familia evangelica, não sei se já te contei isso, então foi assim, minha mãe, minha avó e minhas tias, no ultimo dia do ano de 67 estavam na igreja para aquele culto de virada de ano, minha mãe gravida, passou mal, correram com ela pro hospital e as 4 horas da manhã do primeiro dia de janeiro do ano de 68 eu estreei no mundo...rs..rs..rs...e aqui estou até hoje,,,,rs,,rs,,rs,graças a Deus,,,obrigado pelas felicitações, pela amizde, pela sua poesia,,,tenho a certeza que continuaremos com nossa amizade nesse ano que se inicia e assim forever...abraços de paz e um belo ano pra ti....

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Com certteza, grande Everson.É uma bela data pra fazer aniversário, tenho mais 2 amigas que também fazem. Então no dia 1 de 1968, seus pais fizeram uma
poesia e ele se chama Everson. Um abração.Estaremos juntos sim em 2010. Pensando bem , pelo que li dá um belo conto seu nascimento,hein? Não se arrisca?

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Obrigado meninas Sofia,Bárbara,Majoli,Layara.Estamos juntos.
Valeu Felina,Juliana,Luciana,Glória.todasenfim. beijão

Paula Barros disse...

Você conseguiu passar para mim a experiência que se aprende ao longo da vida a lidar com as situaçõe, resolver enfretando, sendo sincero com os sentimentos.

abraços

A Loba disse...

Eu adoro seu blog, aliais vo vir sempre aki, olha tem post novo la no meu eu te aguardo la, sumi uns dias, tava depre, e falta de amor sabe mas um dia meu principe aparece e me leva ai god sonho demais ne kkk mas sonho, pelo menos nao morro de pensa que vo vive isso sempre sniff saudades querido bjs..