ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UMA SEMANA MUSICAL- LA BAMBA - QUANDO O ROCK FAZ CHORAR


(imagem wikipedia )
Meados dos anos 50. Juventude transviada. Lambretas e brilhantina. Elvis era o grande nome. O branco que cantava com voz de negro, diziam. Imbatível. Era a época do rockabilly. Mas o rock ganharia outro personagem além de Elvis, Little Richard, Bill Halley. Richard Valenzuela, descendente de mexicanos, jovem sonhador como tantos influenciados pelo grande Elvis. Ritchie vivia tendo pesadelos. Seu irmão mais velho dizia que era falta de mulher, que devia sair mais e largar a guitarra que não saía de suas costas. Uma noite o levou a uma zona boêmia onde viu um grupo mexicano cantando LA BAMBA da forma folclórica, tradicional. Ele disse ao irmão que olhava as mulheres: “Eles estão cantando essa música de maneira errada”. O irmão ficou bravo: “O quê? Um tanto de mulher aqui e você está ouvindo esses caras cantarem?”. Pois depois ele imprimiu um ritmo rock na música que estourou rapidamente nas paradas. Estourou ainda outros sucessos como COME ON LET’S GO, que fez 60 exaustivas tentativas num estúdio, até conseguir dar um ritmo e uma entonação final na música. Mas isso não era nada para o jovem abnegado. E ainda “DONNA”, canção que apresentou à namorada proibida, rica, pelo telefone público. “Ouça o que fiz pra você”. Pelo telefone porque os pais dela não aceitavam o namoro. Rock era meio coisa de bandido .Elvis era considerado pornográfico com seus movimentos de cintura. DONNA, foi segundo lugar nas paradas, ficando atrás apenas de ninguém nada menos que o rei do rock. O próprio Elvis se interessava e procurava informações e notícias sobre o novo cantor.
Diante do empresário ele não quis alterar seu sobrenome em respeito à família, mas acabou aceitando e passou a se chamar: Ritchie Valens. Um nome mais sonoro, mais roqueiro.
Nos pesadelos que tinha, sonhava sempre morrendo de avião. O sonho repetitivo parecia premonição... e era. Com o estrondoso sucesso, os shows aumentaram e a partir daí só mesmo de avião.
Certa noite de muita neve, num avião que só cabiam 4 pessoas, sendo o piloto e mais 3, eram em total de 5, portanto haveria um sorteio para decidir quem iria de carro. Estranhamente, já que ele tinha medo, poderia optar por ir de carro, porém entrou no sorteio... e ficou entre os que voariam.
No dia seguinte, a notícia no rádio de que o avião que transportava a banda do jovem cantor Ritchie Valens, havia caído sem sobreviventes, chocou o país. Uma carreira promissora, mas curta. Artistas da época nomearam aquele 3 de fevereiro de 1959, como o “ dia em que a música morreu”.
Uma bela e triste história de rock’n roll.

Eu conhecia parte da história, mas me baseei também no filme LA BAMBA que assisti algumas vezes, um dos melhores que já vi.

15 comentários:

Sandra Botelho disse...

Obrigado pelo banho de informaçãoes musicais.
Bjos no coração!

Anônimo disse...

Carlos

Foram anos dourados. O filme realmente é muito bom.

Abs

Sandra disse...

Ola Amigo!
Com certeza, muitas coisas boas, foram ficando para tras. Hoje a música, perdeu um pouco daquele sentido, romantico, chei de vid, e harmonia. Hoje tem muito som barulhente e que não dizem muito.

É maravilhoso, receber amigos em nossa casa, e passar o dia conosco.
Amo a sua Amizade.
És um amigo muito especial para mim.
Sei que as palavras, são pequenas, mais tem um peso muito grande em nossa Vida.Valorizo cada momento que está aqui, juntinho de mim.
Por isso quero dizer que amo muito vc. meu GRANDE AMIGO VIRTUAL.

QUE DEUS ABENÇÕE VC. POR ESTAR SEMPRE EM MEU BLOG, COM TODO ESTE CARINHO, QUE É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.
UM ABRAÇO BEM FORTE..TENHA UM LINDO DIA.
SANDRA

Secreta disse...

Eu também vi esse filme algumas vezes. É muito emotivo.
Beijito.

Wanderley Elian Lima disse...

Esta sua semana musical está me fazendo recordar muitos nomes que fizeram parte de minha adolescência e juventude. Obrigado.
Abração

Everson Russo disse...

Menino, que show de informação, sucesso absoluto, claro que nao vivi o rock dos anos 50 e nem 60...rs..rs.rs...sou de 68, não tinha ouvido falar do Valens, mas super legal a historia dele, ta vendo o que é o cara ser musico? não gostou da interpretação do outro e estourou em sucesso, muito legal, agora, porque será que todo rockeiro tem que ter uma tragedia? será que faz parte da midia? da vida? é estranho né? e como citado no seu post, nao poderia eu deixar de falar de Elvis, adoro tambem, penso que ele sim era o pai do rock...passando ao seu comentario no Livro, eu tenho uma frase assim, "sempre escrevo da minha janela olhando pra lua, um dia vou escrever da lua olhando pra minha janela, ela já sabe o que eu sinto, agora quero eu saber o que ela sente...rs..rs...meio doido isso....abraços e um belo dia pra ti

nd disse...

Olá amigo,

Mais um post que vem enriquecer nossos conhecimentos.
Não sabia quase nada sobre ele, apenas do acidente, mas as premonições....caraca ! Deus me livre ! ele acertou em cheio !!!


Uma boa quinta-feira prá ti
Bjs

mARa disse...

...olá!

amei teu espaço de tantas informações.

gostei e voltarei.

Beijos de Luz!

mARa disse...

...sobre o Cantor...sempre amo ouvir e dançar, então sempre que temos festa as músicas desse Anjo se faz sempre dançante,tocante,vibrante....


beijo!

Deusa Odoyá disse...

Olá meu lindo e poeta amigo!
Realmente uma morte prematura.
Apesar de ter nessa épocaer 10 anos,
esse filme foi muito famoso.
Carlos uma semana de muitas realizações e paz.
Beijinhos doces.
Regina Coeli.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Todos os comentários muito legais.
Pois é, Wanderley. Tempos bons sim.
Layara volte sempre, hein?
Eu também não vivi assim tão de perto, Everson.Mas gosto de ler sobre esses caras antigos. Sobre os grandes astros serem sempre
ligados à tragédia,como eu disse,parece que só vem aqui rapidinho deixar sua mensagem e vão embora. E sobre seu belo poema que citou eu já o li e gostei muito.Lembrou minha janela também.
Obrigado a todos.Gilson,Sandra,Secreta

E obrigado a todos também por gostarem da semana musical que etou encerrando hoje.Amanhã vou falar de nuvens e às nuvens.
Um abraço a todos

Anônimo disse...

La Bamba, já dancei muito!
Bjs querido.

Paula Barros disse...

Não assisti o filme.

Esta tocando a música. Um colega disse essa é do tempo da brilhantina rsrs

abraços

Beth Cerquinho Artesanando a Vida!! disse...

meu amigo..é só com bom humor mesmo..rssss

~*Rebeca*~ disse...

Carlos, acho que faz uns 10 anos que assisti esse filme... ou mais. Fiquei com vontade de reprisar, adorei a dica.

Vai participar do sorteio do novo orkut também? Espero resposta, viu?

Noite de luz, querido amigo.

Rebeca

-