ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SEMANA DA REFLEXÃO- EM NOME DOS JUSTOS


( imagem 3bp.blogspot.com)
Como eu disse à amiga Ná(Pensamentos da Ná),que escreve muito bem, essa postagem combina muito com a dela de ontem, quando pergunta se Deus tem culpa no que anda acontecendo com o mundo. Bem, essa não é uma resposta à pergunta que ela fez, mas é um bom paralelo. E eu gosto dessas coincidências de texto.
/////

Não sou teólogo, mas sou teórico. Leio a Bíblia de forma aleatória, abro qualquer página porque sei que de qualquer uma delas posso tirar alguns exemplos. Como ela se mantém atual! Li uma dia desses, um pouco de Gênesis. Tendo Deus anunciado a destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão, humildemente tentou interceder pelos justos. Não era possível, na visão dele, que não houvesse uma pessoa sequer que prestasse nas duas cidades. Perdindo perdão a Deus pela ousadia, ainda argumentou. “O Senhor matará juntos ímpios e justos? Bons e pecadores? O justo merecerá o mesmo tratamento que o mau? O senhor não pouparia as cidades, se porventura houver 50 pessoas boas? ”. Deus respondeu: “Se houver 50 pessoas boas, não destruirei as cidades”. Abraão insistiu. “Perdão, Senhor. E se houver apenas 45 pessoas boas, o Senhor poupará as cidades?”. Deus respondeu mais uma vez. “Garanto-te que se houver pelo menos 45 pessoas boas, não destruirei as cidades”. “Perdão por minha audácia, Senhor. E se houver apenas 20 pessoas?”. Deus respondeu no mesmo tom de garantia, que pouparia as cidades, ainda que fossem apenas 20 pessoas boas. E assim, Abraão, sempre pedindo perdão, foi fazendo uma contagem regressiva, tentando interceder pelos justos.... e Deus o atendendo.. Bem, o final todos sabem. As duas cidades arderam em fogo e enxofre. Sinal que não foi encontrado ninguém bom por lá. No caso da Arca de Noé, foi parecido. Deus ordenou que reunisse sua família e os animais e deixou o restante morrer afogado.
Vamos para os dias de hoje. Quando menino, ouvia os antigos dizerem, que na primeira vez a Terra arrasou em água e na segunda seria em fogo. Eu morria de medo quando ouvia, principalmente quando diziam: “1.000 chegará, 2.000 não passará”. Eu virava e revirava a Bíblia procurando esses dizeres e não achava. Minha mãe dizia. “Procura direito que está lá”. Bobagem pura, mas essa não é a questão. Sabemos também que se Deus quiser, ele acaba com tudo em minutos. Esse mundinho é muito frágil. Não preciso dizer que vivemos num mundo cruel, cada vez mais capitalista, egoísta e violento, com valores invertidos, crianças jogadas pela janela, o luxo e o lixo habitando a mesma esquina. Ninguém está aqui discutindo como será o apocalipse, como deve ser e se deve ter. Como disse, não sou um especialista, mas com direito a opinião. Humildemente como Abraaão, mas não com a moral dele perante o Criador, faço nos dias de hoje a pergunta meio invertida. Pelo que andamos fazendo, estamos merecendo esse planeta? E por que Deus não acaba com tudo? Deus não acaba com tudo porque existem... Gandhi, Madre Tereza, Chico Xavier, Irmã Dulce, Luther King, Zilda Arns, Chaplin e muitos outros. Só para citar esses conhecidos, mas sei que existem e conheço pessoas anônimas praticando boas ações. Felizmente. Enfim, pessoas que estiveram sempre acima das religiões e se preocuparam com o ser humano, com a fome, com a cultura e com a liberdade. Por causa dessas pessoas, eu acho que Deus anda poupando o mundo.

11 comentários:

Majoli disse...

Também eu Carlos, muitas vezes leio a Bíblia dessa forma aletória.
Sempre tiro algo de proveito pro meu dia a dia.

Sim, ainda existem pessoas que praticam o bem, mas pôxa que tristeza saber que não é a maioria, pelo menos ao meu ver, o de ruim anda superando bastante.

Mas vamos nós fazer a nossa parte, e quem sabe assim dando bons exemplos muitos se convertam ao amor ao próximo e esse mundo melhore um cadinho, e assim o nosso Pai sinta que ainda vale a pena poupar o mundo.

Beijos com carinho meu amigo.

Nathália (Ná) disse...

Carlos, estava curiosa sobre o que seria o post de hoje, achei o texto maravilhoso, e que coincidências mesmo. Concordo com você, Deus não acaba com tudo porque ainda existem pessoas boas, que amam o seu próximo como a si mesmo e que ainda acreditam na raça humana.

Carlos desejo que o seu final de semana seja maravilhoso.

Beijos

Ná!

Everson Russo disse...

Meu amigo, tambem não sou teologo, não tenho autoridade nenhuma, mas posso te dizer, Deus jamais terá culpa no que anda acontecendo por ai, tudo vem escrito e vem sendo cumprido, desde o Velho ao Novo Testamento, nenhuma pontuação mudou ou mudará, o homem é que vem destruindo sua propria especie, eu não sou nehum estudioso assiduo, mas gosto muito de ler a Biblia, e concordo contigo, voce abrir em qualquer pagina, sempre terá uma mensagem que caberá no seu coração, mas em especial Salmos e Proverbios te deixarão mais leve e sereno...forte abraço e um belo final de semana....

Sandra Botelho disse...

Em parte alguma da biblia Deus diz que vai acabar com o mundo.
Bem ao contrario, a biblia cita em salmos 37:10,11 que pessoas mansas habitarão a terra e residirão nela para todo sempre.
Diz tambem em revelação 21:3,4, resumidamente" Que Deus enxugará dos seus olhos toda lagrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor , nem dor...
Ainda em revelação ou Apocalipse 21:8 Deus diz que eliminará da terra os covardes,os que não tem fé,e aos assassinos e aos fornicadores, idólatras, mentirosos etc,
Quando Ele destruiu as pessoas em um diluvio, ele prometeu a Noé que nunca mais destruiria a terra, e ele até hoje nos faz lembrar da sua promessa através do arco- iris.
Deus ainda não acabou com a humanidade desobediente porque ele é amor, e a biblia diz em 2 Pedro 3:9 que Deus não é vagaroso com relação a sua promessa, conforme alguns consideram a vagarosidade,mas ele é paciente convosco porque não deseja que alguem seja destruido, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.Ele está dando um tempo ao homem, porque este achou que podia se governar sem a mão de Deus e conforme a propria biblia diz, "Homem tem dominado homem para o seu proprio prejuizo"
E em Jeremias 10:23 diz "Bem sei Ó jeová que não é do homem terreno o seu caminho, não é do homem que anda o dirigir o seu passo. E nós vemos que realmente sem Deus não vamos a lugar nenhum e pior, estamos em um processo de auto destruição.
Deus nos criou com atributos de eternidade, ele odeia a morte e a chama de seu ultimo inimigo, porque ela será a ultima coisa ruim que Deus vai tirar da humanidade. Portanto Deus fez o homem, lhe deu todas as coisas maravilhosas que há no mundo, alem das atribuições fisicas necessarias para sua sobrevivencia feliz e plena e o homem egoisticamente o rejeita como seu Criador e Rei. Bom não sou teóloga nem profunda conhecedora, da biblia sagrada, mas a propria biblia diz que Deus tirou o conhecimento dos sabios e o entregou aos humildes...Gosto de estudar a palavra de Deus, o proprio Jesus nos mandou fazer isso neh? "Pesquisai as escrituras". Porem quando Deus decidir acabar com as pessoas ruins ou iniquas como a biblia diz. Ele fara isso diretamente sobre elas, não destruira a terra, ele a fez para durar para sempre. Simplemente a limpara para que humanos a habitam, em paz e debaixo do seu governo.
A biblia nos fala de uma grande multidão sobrevivente do armagedom... MUitos sobreviverão, Deus não exije perfeição de nós, ele valoriza nossos esforços de fazer o que é correto, e acredito que neste mundo muitos ainda se esforçam para viver de uma maneira que agrada a Deus.
Amo falar sobre a biblia...
Deu prá notar neh?
Desculpa se me alonguei.
Bjos no coração e tenha um lindo final de semana.
Só a titulo de informação: Se puder leia Isaias 65:20-25 Um bela promessa.

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Meu querido amigo em primeiro lugar quero lhe dizer, que muito obrigado pelo seu cuidado mas já estou melhorando.
E em segundo lugar, achei linda a sua postagem mas acho que está mexendo com o ninho de maribondos comos vós por ai dizem. Pois isto me faz lembrar a história do rapaz, do velho, e o burro não é que eu esteja em desacordo consigo nem pensar, assino tudo em baixo mas ele há mentalidades bastante controvérsas Neste campo.
E como sabe Jesus não agradou a todos esperamos que este nosso mundinho ainda resista por muitos séculos.
Beijinhos de luz em seu coração

Unknown disse...

oi amigo, puxa vc me emocionou com seu comentario...rs (Não podemos morrer só porque acaba uma opção,existem tantas. A própria natureza nos ensina isso. Dormimos no escuro e acordamos na aurora.)Acho que Deus realmente está nos poupando por que existem pessoas que são sensiveis, poetas, inteligentes e que amam a vida e ao proximo e a si mesmo.
Na vida encontramos muitas formas de ver Deus, mas só os que são como as crianças ou com um coração sensivel como o seu podem ver e sentir ... acredite Deus está contigo!
Paz Amigo
Abraço
Pri.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Carlos
Texto muito bonito...temos que acreditar nalguma coisa.
Um beijo
Sonhadora

Wanderley Elian Lima disse...

Na verdade, nós espíritos estamos aqui na terra em processo de evolução, cada um em seu estágio. Deus não acaba contudo porque não quer tirar a oportunidades dos espíritos de encontrarem a luz.
Abração

Geisa Machado disse...

Oi Carlos!
Estou passando pra agradecer a sua visita.
Achei muito bom o seu post: trazer a Bíblia para os tempos atuais. E ela é atualíssima para quem tem olhos de "ver". Eu penso que o que se torna necessário é resgatar a fé no ser humano. Todas essas pessoas que vc citou tinham essa fé. Não com a intenção de melhorar o mundo (para ele não acabar), mas com a intenção de dar as mãos, por que na união a vida flui melhor. Eu sou super a favor do "juntos"!
Bjusssss

Sonia Schmorantz disse...

Há sempre anjos disfarçados em meio aos humanos, são nossos advogados perante o juízo divino...por isso somos poupados, por enquanto!
Um abraço, lindo final de semana

Fragmentos Betty Martins disse...

._________querido Carlos




um texto_______para muito reflectir!




_______eu ainda acredito na humanidade. embora o "homem" tenha vinda a mostrar que em vez de progredir________tem regredido em termos de valores.humanos e espirituais


...







______________///










beijO_______ternO
b.f.semana