ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UTOPIA?


( IMAGEM overmundo.com - google)
“Esse negócio de poesia não vai te levar a lugar nenhum”. Frase dura, hein? Para frases duras, respostas brandas. “A poesia não precisa me levar a nenhum lugar. Eu sim, levo a poesia aonde vou. Porque ela não sai de mim, está aqui dentro. Veja como sou poeta até pra andar”. Algumas pessoas gostam de tratar nossos sonhos como utopia, como se fossem donos deles. Outro dia vi num blog, não me lembro agora o nome, um pensamento interessante de alguém famoso: “as grandes invenções e transformações da história, surgiram a partir das utopias”. Eu já disse que utopia é um termo mascarado que as pessoas usam como desculpa para tolher nossos sonhos. Eu não escolhi ser poeta. Eu nasci poeta. Quem convive comigo sabe o amor com que trato a poesia. A tenho como um dom que Deus me deu, e por isso, respeito muito. É o meu orgulho bom. Como deixar a poesia, se ela me proporcionou as maiores emoções? Se me aproximou das melhores pessoas? Se ela me deu as melhores namoradas? Se ela me fez melhor como gente, como homem? Se me fez mais forte? Tenho defeitos mil, mas tenho uma qualidade também: não vivo tolhendo sonhos de ninguém. Ao contrário, incentivo o tempo todo as pessoas a sonharem. O sonho é que move a gente. É a nossa mola propulsora. Se um dia eu acordar e não perceber nenhum sonho nos meus olhos, prefiro que não abram. Se não me encantar com uma borboleta pousada na janela, não sou mais o Carlos. Tenho mais uma qualidade, essa adquiri sozinho: essas coisas não me abalam. Até porque ouvi e ouço frases legais sobre poesia também. Entre tantas: “ Essa você não vai pagar... porque é poeta. Poetas merecem consideração”. Ou: “Jamais havia lido um livro todo. Li o primeiro por sua causa”. Ou: “Namorei você só pra saber como é namorar poeta”. Engraçadinha essa, gostei. Ouvi outras chatinhas também, como: “Poesia dá dinheiro?”. Essa ouço até hoje. Sigo peneirando as coisas que ouço. O que não presta, jogo fora. Mas como disse, não me abalam. No outro dia estou próximo à pessoa, mostrando que a poesia não é minha única utopia. Tenho outras, entre elas, que é fácil conviver, tolerar. Aliás, essas coisas não só não me abalam, como me incentivam. Frases duras e más, me proporcionaram belos poemas, porque cada vez que alguém tentou me impor limites, eu dava um passo atrás, não para recuar. Estava tomando impulso para dar meu próximo salto. Às vezes saltei no escuro, é verdade, mas eu tenho asas. Asas da imaginação. Alguns já conhecem, mas a quem não conhece, apresento-lhes ÍCARO MODERNO, um de meus poemas mais pessoais.

ÍCARO MODERNO
Ria da minha utopia.
Diga que essa coisa de fantasia não é coisa normal
e chega ser até banal.
Mas prisões são tão antigas.
Às vezes de concreto,
às vezes da imaginação.
O escuro, o segredo
a timidez, o medo.
Tudo isso é prisão.
Já dizia um doutor que os loucos não sonham,
mas,se não sonho fico louco.
Então eu sonho, canto
grito, fico rouco.
Melhor a pureza do sonho
que a dureza da realidade.
É que a felicidade é uma faca de corta de dois lados.
O Ícaro, tão meu amigo,
não sabia do perigo dos sonhos alados
e que o sol que aquece e ilumina
também derrete as asas e nos faz ficar calados.
Mas, quem é louco não se cala
nem deixa de sonhar.
Então me deixe compor,cantar
fazer versos ao universo,
pois, é esse o meu jeito de voar.
///

28 comentários:

Anônimo disse...

Viver é assim, sempre em busca dos nossos sonhos e fazendo o possível para torná-los realidade. Amo todas as suas poesias, amo você.

"Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. "

Clarice Lispector

Bjs mil, multiplica aí.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Gostei muito de seu novo título,minha menina. Eu também sempre acreditei no amor,mesmo quando estava sozinho,porque eu tinha um coração fértil,bastava algue´m pra saber regar...até que chegou você.

Everson Russo disse...

Mentira quem disse isso, quem disse que poesia não vai levar a lugar nenhum, é justamente ao contrario, ela nos leva a todos os lugares imagináveis e até galáxias distantes, lugares ainda não explorados, que nem existem, nos dá saudades de onde nem conhecemos, de pessoas também, idealizamos um amor perfeito, um ser humano perfeito, até a nós mesmos perfeitos, a poesia é o segundo, o instante, o momento primeiro do amor, não querendo me promover, mas é minha a frase...rs..rs..rs..e mais, na poesia temos saída pra tudo, então a algum lugar ela nos leva sim, ao nosso infinito interior, ao nosso profundo eu, penso que não devemos exigir da poesia a explicação pra tudo, como por exemplo aos mistérios do amor, pois se eles forem todos desvendados, aí sim acabará a poesia, e quanto a quem não leu um livro completo, é preguiça...rs..rs..rs..e namorar um poeta, essa estava precisando de alguém pra lhe escrever uma poesia...rs..rs..rs...e como bem disse Herbert Vianna, o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu, que o sol derreta as asas, mas ele também aquece os sonhos e o corpo cansado em busca de amor...forte abraço amigo e uma semana de muita paz pra ti...

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Prezado Everson. As pessoas,algumas claro,dizem essas coisas, depois eu até acho graça. Gostei de sua explanação sobre aonde a poesia nos leva e o que nos traz.Perfeito. Claro que o céu de Ícaro é mais rico que o de Galileu.Vi certa frase uma vez que reflete bem isso. "Aonde a ciência pensa em chegar, o poeta já esteve lá faz tempo". obrigado e um abraço

Elaine Barnes disse...

Obrigada por ter tão profundas palavras e ser o porta voz de tantos de nós! Cada um tem seus porques em escrever. Eu como um trabalho interior de me organizar e expressar externamente me buscando e me entendendo, sem pretensão de ser escritora ou poetiza. Aprender aqui com todos vocês que escrevem tão bem nesse universo tão particular de cada um. Aliás, estou querendo escrever textos,mas, tenho dificuldade, gostaria da sua ajuda. E quero agradecer sua contribuição especial para o meu crescimento lendo as maravilhas que você escreve de coração pra coração e algumas pessoas não entendem que um poeta como você traduz sentimentos e quem não os tem...Traduzem bobagens rs... bjs

Edna Lima disse...

Como é lindo,sonhar e deixar fluir o que vai no coração em forma de poesias.Sensibilidade que poucos teem.Tenho orgulho de ser sua conterrânea e saber que chega até a mim, em poesias o gosto da minha terra. Bjs Edna.

Elaine Barnes disse...

Obrigada pela sua atenção e os toques. realmente a Anita tem uma sensibilidade maravilhosa.
Observei um mendigo por 1 ano e no início do blog me arriscava a descrever algumas coisas. Escrevi sobre ele e tb outros textos que postei, fico insegura d+ pois a pontuação está na minha cabeça, qdo quero aplicar pesquisando a lingua portuguesa, não consigo e pontuo errado, creio eu rs...
http://nasasasdacoruja.blogspot.com/2008/12/o-mendigo-eremita.html Qdo tiver tempo, leia o que senti desse mendigo. Gde abraço e grata mesmo por todo esse carinho e solidariedade.

Wanderley Elian Lima disse...

OLá Carlos, obrigado pela visita ao meu blog e por estar me seguindo. Farei o mesmo.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Coração Civil

Milton Nascimento e Fernando Brant

Quero a utopia, quero tudo e mais

Quero a felicidade nos olhos de um pai

Quero a alegria muita gente feliz

Quero que a justiça reine em meu país

Quero a liberdade, quero o vinho e o pão

Quero ser amizade, quero amor, prazer

Quero nossa cidade sempre ensolarada

Os meninos e o povo no poder, eu quero ver

São José da Costa Rica, coração civil

Me inspire no meu sonho de amor Brasil

Se o poeta é o que sonha o que vai ser real

Bom sonhar coisas boas que o homem faz

E esperar pelos frutos no quintal

Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder ?

Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter

Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida

Eu viver bem melhor

Doido pra ver o meu sonho teimoso,um dia se realizar

Bjs e uma ótima semana.

Mariana disse...

Carlos quantos sonhos tens, meu amigo poeta.E isto torna-te belo,feliz e encantador.
Foi maravilhoso descobrir-te neste mundo virtual.
Desejo-te que os teus mais belos sonhos tornem-se reais.
Felicidades é o que eu te desejo.
Tenhas uma semana iluminada por Deus.
bjs

Unknown disse...

Voa longe amigo
pra estrelas...
Abraço
Pri.

José Carlos Brandão disse...

A vida é sonho, não há escapatória. Diante da imensidão cósmica, que pode o homem imerso em solidão senão sonhar? Por isso o homem quer ser Ícaro.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Gostei da referência que fez às pessoas que tolhem nossos sonhos. Essas pessoas não gostam de poesias mas também não gostam de pessoas pois sentem um certo prazer em "derrubar" em diminuir, em destruir os sonho de outros. Adorei Icaro Moderno. Este blog é show!!!
Abçs e tudo de bom.
Adriana

Anônimo disse...

É verdade, Carlos, a poesia pode não te levar pra lugar nenhum, mas você, certamente, levará a poesia por onde for.E que belos versos saem desse talento nato que é você.

Beijos e boa terça pra ti!

~*Rebeca*~ disse...

Carlos,

Existem pessoas sem nenhum tipo de sensibilidade e não sabem nem porque que vivem. Você tem o dom de fazer nossa alma emocionar e nossa vida refletir.


Noite de luz, querido poeta.

Rebeca

-

anamineira disse...

Carlo,
Voe...
Abraços,

Bia disse...

"Outro dia vi num blog, não me lembro agora o nome, um pensamento interessante de alguém famoso: “as grandes invenções e transformações da história, surgiram a partir das utopias”".

Meu amigo querido, não sei se foi em meu blog que leu isto, mas deixei um comentário em seu sobre os 40 anos que se segue:

"Utopia? Idealismo? Não importa. Todas as grandes revoluções nasceram de um ideal, de uma utopia.
Ao largo de 40 anos, demonstramos nossa imensa capacidade de organização e de realização. Passamos a exercer um papel crucial na sociedade e a fazer a diferença na vida de incontáveis pessoas."

Então...

A sua arte deve ir aonde o povo está!

Você é magnífico!

Arrasa quando escreve!

PARABÉNS!

beijos e linda terça-feira!

Biazinha

Everson Russo disse...

Bom dia meu amigo poeta, mas não resta a menor duvida, quem é a ciencia pra ter a rapidez do poeta? um dia quem sabe, mas acho dificil....rs..rs..rs..se o home foi na lua, o poeta já esteve em Plutão....abraços meu querido, tenha um belissimo dia...

Joéliton Santos disse...

Olá, vim visitar seu blog e gostei muito daqui. Já estou lhe seguindo. Parabéns pela beleza do blog.
Abraços

Majoli disse...

Vir aqui é ter sempre alimento pra alma, te ler é sempre tão bom, obrigada por existir meu amigo.
Beijos com carinho dessa sua amiga que é sua fã.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Obrigado,Edna.Mundo pequeno hein? Que bom.beijos

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

O mesmo pra você,Mariana.beijãao

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Abraço,Jose Carlos.Estava sumidohein?Obrigado.Um abraço

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Valeu,Joeliton.Volte sempre.Fico feliz de ver um jovem escrevendo.A poesioa se renovando.Um abraço

Linda Simões disse...

Ser POETA é ser Maior...Imaginar e acontecer...Sorrir,sofrer...Que importa? Ser poeta é saber VIVER!

Parabéns!


Boa semana

Lisette Feijó disse...

è sempre bom ler algo que nos faz sonhar, acreditar que pode ser melhor...

Solange Maia disse...

Carlos,

Um de meus grandes ganhos ao entrar para este mundo dos Blogs foi conhecer sua doce poesia...
Aqui é o lugar onde gosto de vir para me deleitar... sua poesia faz bem, encanta, modifica...

Continue poetando, que fará a alegria de muitos, tenho certeza...

Poetize poeta...
Esse mundo é todo seu....

Beijo

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Doces palavras,Solange e Lisete,que só me incentivam.obrigado.beijos