ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 6 de dezembro de 2008

QUEM SOU EU? (PARTE I)

Certa vez, em 1986, estávamos eu e mais 3 amigos, tomando vodka e cerveja sentados ao meio-fio na frente de minha casa, cantarolando ao violão “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, quando uma viatura parou, ficando dois policiais dentro dela e outros dois desceram.Desses dois, um ficou mais atrás e o outro que parecia comandar a operação chegou próximo, e com toda a arrogância e autoridade que a farda amarela lhe impunha e permitia, ordenou que levantássemos e pediu documentos. Pois bem...era seu trabalho de manter a ordem.Tirei do bolso uma carteira contendo todos os documentos que uma pessoa “ normal” deve ter, carteira de trabalho, rg, cpf, carteirinha do clube, identidade hospitalar e etc.Depois de ver que eu era um cidadão perfeitamente aceito na sociedade , disse:”Essa música que vocês estão cantando, não pode.É proibida”. Mas eu respondi;”Meu senhor, desculpe mas acho que desde 80 está liberado, amigo. Foi feita a abertura. Não tem mais censura pra isso”. E ele: “ Se estou dizendo que não pode, não pode. Está discutindo com autoridade? Além de tudo vocês estão perturbando a ordem pública”. Eu arrisquei uma ironia: “Vamos tocar do Balão Mágico.Ô Marquinhos, toca unidunitê aí”. Balão Mágico pode, né? ” . “Você está conversando demais, rapazinho”-disse ele. Pedi desculpas e prometi que íamos parar. Ainda fiz um comentário com meus amigos: Acho que as coisas estão mesmo mudando. O pouco que falei aqui seria motivo de ser preso há alguns anos.Dizem que os cães ladram e a caravana passa. Hoje a caravana passa e os cães não estão nem aí”. Nem sei bem o que quis dizer com isso, mas gostei da frase. E a viatura foi embora. CONTINUA....

Nenhum comentário: