ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

UM BEIJA-FLOR EM BRASÍLIA



Não vou fazer um texto longo, só não posso deixar de registrar... Eu não poderia vir a Brasília e não conhecer o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados, o Banco Central, o Palácio do Governo, a Esplanada dos Ministérios, Memorial JK. Eu não ia me perdoar se não tivesse ido conhecer esses lugares. Resumindo rapidamente afirmo o que todo mundo já disse: Niemeyer era mesmo gênio . Arquitetura não é tão somente levantar edifícios ou monumentos, ele fez isso com arte, impressionante como ele usou  figuras geométricas para projetar uma cidade. A própria cidade é em formato de avião, por isso de um lado, a "asa norte", e no outro a "asa sul", e no meio,  o que é chamado de 'charuto' do avião, a cabine de passageiros, é onde corre o trânsito principal, e por fim lá na frente, onde seria o cockpit dos pilotos,  onde fica o comando do avião, está a Praça dos Três Poderes, ou seja Congresso, a Câmara  e o Palácio do Governo. Sem contar as obras de arte que ele mesmo escolheu para o interior dessas construções, como  a belíssima tela de Di Cavalcanti por exemplo, e outras telas e esculturas de artistas famosos. Essa frase é minha: As obras de Niemeyer não são o maior patrimônio, o maior  patrimônio  é ele mesmo. Outro grande patrimônio é o JK. Não dá para descrever toda a emoção  num texto, foi muito bom conhecer a história do Senado, da Câmara dos Deputados, tudo registrado em fotos e documentos desde os anos 1800. Eu sou um patriota, adoro história do Brasil, e como poeta/escritor afirmo que faltava essa viagem na minha vida. Que sorte a minha, vim trabalhar e volto enriquecido culturalmente. Postando somente algumas fotos, em breve abrirei uma página acima no blog com todas as fotos para quem quiser ver... eu tirei quase cem fotos.
=
A missão aqui ainda não terminou, peço desculpas aos amigos,  está meio difícil visitar os blogs, mas volto em breve. Um abração a todos. Fiquem com Deus!
Essa construção pontiaguda é a Catedral. O sol me atrapalhou, pensei ter focado direito, mas está bom assim mesmo.
 =
Dentro da Catedral. Muito bonita lá dentro... e enorme.
 =
A concha para cima representa a Câmara, a virada para baixo representa o Senado. Apenas para representar o poder independente de cada um, a isenção de cada um, e ao mesmo tempo trabalhando juntos pelo bem comum que é o país. Não sei se está sendo assim, pelo menos essa foi a ideia do Niemeyer.
 =
=
Pra variar, eu... rs rs

 =
A primeira constituição republicana-1891. A primeira não republicana foi em 1824.
 =
Alguns ministérios
 =
Sede do Governo Federal
 =

Câmara dos Deputados. Onde as coisas acontecem... ou deviam.
 =
Senado. O busto acima da cadeira central é de Rui Barbosa, patrimônio do Senado, Senador por 32 anos consecutivos. Esse merecia, o maior orgulho do Brasil de todos os tempos.
=
Essa estátua do anjo foi exigida pelo Niemeyer, uma das preferidas dele. Esperei as crianças saírem, só que elas estavam tão fascinadas e não saíram. Acabei achando bonito crianças tocando no anjo, ainda que simbolicamente. Toda de bronze essa estátua.
=
Por fim essa Santa marabilhosa. Foi uma doação na época. Detalhes em ouro, fica numa vitrine trancada.


4 comentários:

Maria da Graça Reis disse...

Um belo passeio!
amei o anjo e ficou mais bonito cercado pelas crianças.
Pena que lá esteja cheiode de pessoas com más intenções e que não pensam no povo.
Bjs

chica disse...

Que lindas fotos e Brasília é bastante linda e há tanto a ver de belo por lá! Aproveita a oportunidade! abração,chica

Cidália Ferreira disse...

Bom dia carlos
São sempre passeios maravilhosos. O local é Divino de lindo.

Beijo e um dia feliz.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Ivone disse...

Amei ver seu belo trabalho, pois é, eu passei por Brasília, só tirei umas poucas fotos, mas pretendo ir para fazer como você, como sempre vou mais de uma vez em cada lugar, Brasília ainda irei voltar!
Abraços amigo poeta, pois para escrever é preciso viver o que se escreve!