ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Série Minhas canções favoritas( Rosa de Hiroshima)


Aos amigos e amigas que me visitam meu abraço antecipado. A partir de hoje, entre uma poesia e outra, postarei aqui algumas de minhas canções favoritas. Longe de querer ser um blog educativo, apenas mostrando e compartilhando com meus amigos algumas preferências.Estejam livres para me corrigir, caso eu omita ou erre algum detalhe. Sou um pesquisador contumaz desde criança, sempre fui de questionar, duvidar, de querer saber o porquê das coisas, mas nem sempre conseguimos apurar tudo.Vou contar algumas historinhas, mas não sou FORREST GUMP e acreditem...estive em cada uma delas. Sempre “viajei” muito. Não dá pra separar música e poesia e as canções que vou citar me influenciaram muito no desejo de escrever.
As músicas que postarei, às vezes nem tanto por serem bonitas, e são, mas também pela importância de suas épocas. Assim começarei hoje com ROSA DE HIROSHIMA , poema do grande Vinícius, que claramente se pode ver, é uma alusão à estupidez de uma bomba atômica jogada sobre duas cidades japonesas, que já haviam se rendido na guerra.Toda guerra é estúpida e não me cabe aqui dizer quem estava errado, mas o fato é que aconteceu.
Nos anos 70, surgiu uma banda, (SECOS&MOLHADOS), totalmente fora dos padrões da época, de rosto pintado e liderada por um artista rebolante ( NEY MATOGROSSO).Um integrante da banda, GERSON CONRAD musicou esse poema, colocando uma melodia linda com uma interpretação incrível do NEY.
A ORIGEM DA MÚSICA:
Claro que a música fala da segunda guerra mundial, mas teve sua origem nos anos 70. A GUERRA DO VIETNAM, corria solta de 1959 a 1975, razão porque surgiram cantores de protesto como BOB DYLAN, LED ZEPPELIN, PINK FLOYD, festivais como WOODSTOCK e o movimento hippie, que no início nada mais era que jovens americanos, contra a guerra, que por rebeldia, deixavam suas casas, se faziam de mendigos (daí seus cabelos longos, roupas estranhas, barbas por fazer), para não serem obrigados a se alistarem no exército.Por fim o movimento foi ganhando força até que surgiu o PAZ E AMOR.

Uma imagem de uma menina vietnamita, correndo nua pelas de HANOI ou SAIGON (não sei ao certo) com uma imensa bola de fogo atrás de si, correu o mundo pela tv. Essa menina foi chamada de ROSA DE HIROSHIMA. Na minha opinião, Vinícius estava é avisando.. “pensem nas crianças telepáticas, nas mulheres rotas alteradas, nas meninas cegas inexatas”, ou seja.não façamos essa besteira de uma guerra mundial novamente... “pensem”. Segue a letra:

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
Vinícius de Moraes

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Carlos,

Estava navegando na net fazendo uma pesquisa para meu trabalho na faculdade e encontrei seu blog.Tenho que lhe dizer que te achei incrível!Eu amo poesia e literatura. Seus amigos tem muita sorte em tê-lo próximo.Parabéns!
Valéria Farias,RJ