ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RIO DOCE OU PARIS?


A gente até lamenta, sempre morrem inocentes nessas coisas, mas sinto muito, não vou pintar minha cara com a bandeira francesa, vou pintar de verde amarelo, em luto pelo o que fizeram com o nosso Rio Doce, um dos rios mais belos e importantes de Minas. E nem creio que os franceses estavam preocupados com a morte do Rio Doce, normalmente o europeu só pensa em si mesmo, os latinos são gentalha para eles. Revanchismo? Não, apenas digo que temos um problema muito maior dentro de nosso território. E os franceses que  resolvam seus problemas com os muçulmanos, quem mandou mexer? A quem possa interessar, EU NUNCA DESEJO O MAL para ninguém, apenas reporto o que vejo, e para mim, não tem santo em nenhum dos lados, e de um lado, tem EUA, no outro a RÚSSIA, e penso que o ocidente nunca vai vencer o terrorismo, os terroristas brotam do chão, portanto seria mais salutar, deixá-los em paz... e principalmente parar de vender armas para eles. Os EUA são os maiores fabricantes e vendedores de armas do mundo. O que me causa estranheza é que quando EUA, há uns dois meses, bombardearam um hospital cheio de pacientes e médicos, ninguém chamou de ato terrorista. Esse é um crime que fere o código internacional de guerra, aí o Obama vem à rede mundial, pede desculpas e diz que foi "por engano", tipo, "sem querer querendo", parece o mesmo tipo de engano de quando jogaram uma bomba nuclear sobre Hiroshima na segunda guerra. Mas não é disso que quero falar, quero falar do Rio Doce. O Rio Doce morreu. A lama estagnou, sedimentou, "cimentou" o leito do rio, nada pode tirá-la de lá, a chuva que cai não consegue lavar, passa superficialmente e vai embora, deixando a lama que veio arrancando matas ciliares que protegem as nascentes, mataram peixes jiustamente na época da piracema, capivaras, pacas e outros bichos, além de vegetação específica do entorno do rio. Sem esquecer dos pobres coitados que morreram, da dor de seus parentes, mais de seiscentos desabrigados, das pequenas cidades que vão ser varridas do mapa, e alguns dos que morreram terão enterros simbólicos, pois nem todos os corpos serão encontrados . O desastre ambiental é imensurável, estão tentando paliativos para fornecer água potável às populações, mas isso é só de momento, porque o Rio Doce está condenado, pois o solo absorve todo o veneno, talvez dure décadas ou até séculos para a restauração do solo, segundo especialistas.
Temos que ter cuidado com o desvio de foco, tudo o que os responsáveis pelo desastre querem nesse momento, é o que se desvie o foco, então, façamos assim: Os franceses cuidam da França, e nós cuidamos do Rio Doce, das mais de um milhão de pessoas com futuro incerto, ao longo dos oitocentos quilômetros do rio.
. Para encerrar esse triste texto, revoltado que estou, termino com duas frases não minhas:
1) "Dizem que o pescador mata o rio, ora o pescador apenas pega o peixe, e vai embora. Quem mata o rio são as indústrias. Agora, uma tragédia dessas. Como vamos fazer?" ( um pescador disse isso na tevê, meio chorando, meio com raiva).
2) "Hoje Itabira é só um retrato na parede... mas como dói". (Carlos Drummond de Andrade. Claro que a tragédia foi em Mariana, mas Drummond se referia à Vale, pelo que ela vinha fazendo com a cidade com suas escavações. Tudo a ver.
Rio Doce ou Paris? Lamento pelos dois, mas o Rio Doce vai morrer... e os franceses vão continuar tomando banho de perfume. Ai que chique!
=

foto  JORNAL DIÁRIO DO RIO DOCE )

5 comentários:

Maria da Graça Reis disse...

Muito triste a nossa situação e a mídia dá prioridade para o atentado terrorista em Paris.
Será que por lá, eles souberam o que aconteceu,por aqui?
Tenho minhas dúvidas...
Vou usar um ditado vulgar ,mas que cabe nessa hora:
"Quem tem seu defunto que pegue na cabeça."
A nós, brasileiros mais esclarecidos,só nos resta reivindicar nossos direitos e orar por dias melhores.


Ivone disse...

Amigo Carlos, tudo muito triste mesmo, lamento muito o que aconteceu, tanto em Paris quanto aqui, com a morte do Rio Doce, com as pessoas que perderam suas casas, com todo o descaso que vemos!
Insanidade dos terroristas, negligência do dono da empresa mineradora...Enfim...
Até quando veremos tudo isso? Não sabemos, mas que ainda veremos, isso ainda veremos e muito!
Abraços meu amigo, vamos indo!!!

Cidália Ferreira disse...

Horrores que doem e custam a todo o mundo

Beijos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Vera Lúcia disse...


Olá Carlos,

São duas tragédias terríveis e de difícil assimilação e ambas envolvem inocentes, que nada fizeram para merecer tanto sofrimento. O desastre ambiental nos fere mais de perto, eis que afetou o nosso solo e terá consequências irreparáveis. Sofro com ambos. Nosso mundo está de cabeça para baixo e temos que unir forças e preces para restaurar seu equilíbrio.

Abraço.

Dorli Ramos disse...

Oi Carlos,
Nem sei o que comentar, senti a morte dos franceses e como disse, eles não estão nem aí com ninguém.
A 3ª Guerra Mundial está a caminho.
"Tô contigo e não abro"
Beijos no coração
Minicontista