ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

domingo, 28 de junho de 2015

MÚSICA EM TRANCOSO

Dizem que a música acalma a feras. Quem criou essa frase, tenho quase certeza de que se referia especialmente à música clássica. A música clássica é algo meio angelical, ela é diferente, é claro que é apenas simbólico, mas imagens de anjos são sempre ilustradas com eles tocando harpa ou  lira, e na mitologia também. A música clássica é tão antiga quanto o teatro, evidentemente com o passar dos séculos, ela teve mudanças conforme foram aparecendo outros instrumentos, mas Nero já tocava harpa. E por falar em instrumentos, são eles que fazem a música clássica ser diferente, ela é tocada por piano, violoncelo, violino, flauta, clarinete, saxofone, são instrumentos que parecem que são mágicos e nos contagiam, nos transportam para outro lugar. Estive por duas vezes no festival MÚSICA EM TRANCOSO ( o qual recomendo), e posso dizer, a gente sai flutuando, é música que vai fundo na alma. Hoje em dia vejo a palavra “gênio” sendo banalizada, mas gênio para mim, são  Beethoven, Bach, Chopin, Mozart. Em cada setor da vida, da história da humanidade, de tempos em tempos Deus coloca pessoas diferenciadas para nos deixar legados,  a música clássica é um legado divino,  essas pessoas são especiais, não vieram ao mundo à toa.
Lembrei-me de um filme assim: Um sargento dando instruções aos soldados enfileirados em altos brados, se invocava com as fardas e cabelos de cada um. Andando pra lá e pra cá e dando ordens frente à tropa, ele foi até uma espécie de mural e viu uma foto de uma suposta mulher, por causa do cabelo grande. E muito bravo perguntou: "Quem foi que pendurou foto de mulher aqui?". Ele foi ficando enfurecido até que um soldado respondeu: "Não é uma mulher senhor. É Mozart". O sargento: "Quem é esse Mozart? Traga-o aqui agora pra receber uma punição". Alguns riram, outros não, por medo. "Ele já morreu faz muitos anos, senhor". E ele prosseguiu com mais raiva porque Mozart era do país inimigo na guerra: "Vocês pensam que não sei quem foi Mozart? Claro que sei, mas eu não dou a mínima pra Mozart. Repitam comigo: Eu não dou a mínima pra Mozart. Eu não dou a mínima pra Mozart. Eu não dou a mínima pra Mozart". Quase todos responderam no ritmo imposto por ele, menos um. Indignado com a desobediência do soldado, ele chegou gritando perto do seu rosto. "Soldado, por que não respondeu conforme minha ordem? Vamos responda: Eu não dou a mínima pra Mozart". O soldado disse: "Desculpe,senhor, mas não posso". "Como não pode soldado? E ele respondeu: "Porque Mozart foi um gênio. É preciso respeitar os gênios, senhor".
O sono acabou chegando, mas para mim só esse começo  já valeu o filme.
=
Sobre o evento, eu não entrei lá uma fera, mas com certeza, saí mais manso do que já sou.
=
Sobre a imagem, o nome da orquestra alemã: Lübeck  ( 26/06/2015 ).
=
A imagem não está muito nítida, pois fiquei meio longe, quando cheguei já estava lotado, e ainda tive que ir direto do trabalho.

5 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Uma bela postagem, Carlos.

Excelente semana...beijo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Rô... disse...

oi Carlos,

a música é um bem suave que toca o coração...

beijinhos

Arione Torres disse...

Oi amigo, sem música, a vida fica sem graça rs
Abraços e tenha uma ótima semana!

Arte & Emoções disse...

Olá Carlos! É pena que a maioria das pessoas, principalmente mais jovem, não dá o merecido valor.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado.

Edjane Cunha disse...

Belíssimo texto Carlos
"É preciso respeitar os gênios." Falou tudo nesse texto. Também acredito que de tempos em tempos Deus coloca pessoas especiais na terra para nos encantar com seus dons divinos e após o cumprimento da missão, retornam para o lado de Deus na forma de anjos e de lá ficam a inspirar pessoas especiais capazes de desenvolver os mesmos dons responsavelmente, ou seja, pessoas que tratam seus talentos com respeito e que os usam para tocar o lado mais sublime das pessoas são sim aspirantes a anjos. Beijo no coração.