ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 13 de junho de 2015

ACODE, SANTO ANTÔNIO!





 ( imagem pnld.moderna.com.br )

Tem coisa que não tem lógica. Hoje é dia de Santo Antônio, ontem foi dia dos namorados. Podia ser inverso, o dia do santo casamenteiro ser um dia antes do dia dos namorados. As pessoas pediam, e no outro dia, depois de atendidas ( coitado, ia fazer hora extra), comemorariam no dia dos namorados. Vejam só o que lembrei agora, só eu mesmo. Tinha uma amiga do bairro, que tinha uns quarenta e dois anos, (eu tinha uns vinte), solteirona não sei por quê, pois era bonitona, honesta, tinha espírito alegre, uma risada gostosa, deliciava-se das bobeiras que eu falava. Ria até chorar. Brincava comigo. “Carlos, casa comigo?”. Eu respondia. “Posso não, sou muito novinho. Só se você me esperar”. Ela mesma zombava. “Esperar? Se eu for te esperar, vou casar de bengala”. Eu dizia à ela: "Um dia vai aparecer, você é super do bem, trabalhadora, é de igreja, as pessoas de bem sempre são recompensadas". Eu ficava com um pouco de pena quando passava e a via debruçada na janela, pensando sei lá o quê, tão distraída que eu precisava gritar alto . “Acorda, Luzia”. Ela tinha pendurada no chaveiro, uma miniatura de Santo Antônio segurando o Menino Jesus, e justo no dia 13 de junho, sentei-me do lado dela na barraquinha. Entre um papo e outro, ela segurou a miniatura, e falou. “Ah, meu Santo Antônio... por sua causa passei o dia de ontem, dia dos namorados, sozinha de novo. Eu vou te colocar de cabeça pra baixo, não vou desvirar enquanto eu não me casar”. E colocou mesmo o santo de ponta cabeça. Eu falei. “Mas aí você está pondo o Menino Jesus de cabeça pra baixo também”. Ela respondeu. “Tem problema não. É bom que reforça. Meu amigo, eu estou chamando urubu de meu loiro”. Sinceramente... eu estava tomando quentão e engasguei feio, molhei um monte de gente que estava perto porque cuspi tudo que estava na boca. Caímos na gargalhada juntos. Eu não sabia se ria ou se pedia desculpas às pessoas. Coincidência ou não... uns três anos depois, ela se casou. Passado um tempo, encontrei-me com ela no caixa da padaria, cabisbaixa, mexendo na bolsa. Falei.  “E aí... já desvirou o santo?”. Ela riu surpresa de olhos arregalados. “ Você não esqueceu isso, hein? rs rs... Já desvirei sim... e enchi ele de beijinhos. Amo Santo Antônio”. Não pude evitar de observá-la se afastando e posso atestar que quando a pesssoa está feliz até o andado é diferente. Achei engraçado foi o chaveiro de Santo Antônio balançando pendurado na cintura. Imagino que como ela no passado, hoje deve ter um tanto de gente xingando o coitado do santo. “Você me deixou passar o dia de ontem sozinha(o) de novo". Como se o santo tivesse culpa.Cada um com sua crença... e com suas atitudes.
====

Bem, para ser  mais justo com Santo Antônio, ser "casamenteiro" é apenas um dos muitos predicados dele, pois iluminado  por Deus, ele fez outras maravilhas.  É um Santo muito querido.
.

3 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Bom dia

Aí o Stº António é dia dos namorados... Aqui é Feriado em Lisboa e e em alguns pontos do País...É conhecida a tradição como Santo casamenteiro. Neste dia à sempre quem case. É agora altura dos famosos santos populares.

Aqui dia dos namorados é a 14 de Fevereiro-dia de São Valentim.

Beijo, bom sábado-Venha ver a novidade de hoje.

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

chica disse...

Um santo muito querido esse! Linda homenagem! abração,chica

Ivone disse...

Bom dia amigo Carlos, pois é, muito boa sua prosa, já vi muitas pessoas fazerem isso, tadinho do Santo, mas ainda bem que deu certo para sua amiga, rsrs!
Abraços meu amigo, e que Santo Antonio seja bem comemorado hoje, para minha alegria irei ver minha netinha dançar na festinha da escola, rsrs, pois é, quermesses não faltam nesse lindo mês de junho, adoro!
Abraços apertados!