ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

DICAS DE COMO COMEÇAR E CONDUZIR BEM O DIA.



Tão logo se levante, faça uma oração, agradeça pelo sono dormido, ainda que tenha sido pouco. Reverencie o Criador e agradeça por ter abrido os olhos, isso é um milagre de todos os dias, mas que nunca é igual. É igual ao nascer e por-do-Sol, repete, repete todos os dias, mas vem sempre com um detalhe diferente de ontem. É a natureza dando-nos exemplos de vida, a natureza nos dá sinais o tempo todo. Ao sair às ruas, desarme-se... de más intenções... de influências negativas, palavras depreciativas, de inveja, de revanchismo, de coisas enfim que não edificam. Não seja caixa de ressonância de coisas ruins. O universo gira e nos traz de volta tudo que emitimos, é como um bumerangue. Somos imã daquilo que geramos. Tudo de bom ou ruim nasce em nosso peito, na nossa mente. Somos a célula do universo. Esteja pronto para desculpar se alguém pisar no seu pé ou lhe esbarrar na rua, esteja pronto também para pedir desculpas, uma, duas, três vezes, se for você o agente causador do princípio do conflito. Nem sempre contraatacar é a melhor defesa, pratique a autodefesa. A autodefesa é desarmar-se. Desarmando-se, estará desarmando o outro também, pois, como diz o ditado, “quando um não quer, dois não brigam”. Seja tolerante, moderador, o atrito nunca compensa. Imagine duas barras de ferro, bata forte e insistentemente uma na outra, e veja quanta faísca sai nas duas barras. O desgaste é das duas... as duas estão perdendo enquanto estão se degladiando. Quando soltamos faíscas num combate com alguém, somos duas barras se desgastando, e isso faz muito mal ao espírito, nossa alma enfraquece, diminui. Seja paciente e firme na derrota e humilde na vitória. Não tripudie em cima dos outros. Humildade não é vergonha, é sintoma de crescimento espiritual, é a verdadeira evolução. Os grandes nomes da humanidade, os que deixaram legados de vida, sejam religiosos, cientistas, músicos, matemáticos, filósofos, e até mesmo políticos, eram pessoas humildes, porque eram bem resolvidas espiritualmente. Fazer tudo isso é garantia de que o dia vai ser perfeito? Não, nem sempre, mas vai estar mais preparado para enfrentar as adversidades que por ventura aconteçam. De noite, ao deitar, leia um livro... e faça mais uma oração agradecendo pelo dia... e peça ao Pai, luz e sabedoria para ser uma pessoa melhor no dia seguinte. Dicas para um dia? Não... dicas para uma vida.

20 comentários:

Lua Singular disse...

Oi Carlos,
Agradecer a Deus todos os dias pela vida é o melhor remédio. Hoje não conseguia me levantar, tamanha era a dor nas rostas( herança de família). Orei e, com muito sacrifício e, na hora que estava preparando o almoço, me vi cantando, a dor sumiu como um vento. Deus me ouviu.
Se eu não fosse equilibrada já teria perdido os blog. Mas já perderam, pois o diabo fala pela boca do ser humano, então, temos que combatê-lo.
Linda postagem
Beijos
Lua Singular

Ana Bailune disse...

Olá, Carlos.
Todos os dias pela manhã, rezo durante o banho, e quando termino, antes de descer para dar minhas aulas, faço uma oração na varanda da casa. Agradeço pelo dia, pelo meu trabalho, meus alunos, minha casa, meu marido.
Um hábito que cultivo há anos, e se não faço, o dia não é bom.
Belo post!

Cidália Ferreira disse...

Olá Carlos Manino
Adorei o teu texto!
Devemos agradecer a Deus todos o dias, por sermos perfeitos e estarmos vivos...E mais não digo. Amei

Beijinhos

Coisas de Uma Vida 172

MARILENE disse...

Carlos, são dicas para se viver melhor. O agradecimento a Deus é fundamental, a cada novo dia que nos é presenteado. Alimentar bons sentimentos e fugir de interferências negativas nos ajudam a conviver bem e tornar mais harmonioso qualquer ambiente.
(Obrigada pelo apoio e pelo carinho). Bjs.

Rô... disse...

oi Carlos,

com certeza...
todos os dias manhã,eu publico num determinado site,um agradecimento,e posso afirmar quando agradecemos recebemos em dobro...

beijinhos

Marisa Giglio disse...

Carlos , agradecer a Deus , todos os dias , de manhã à noite , pela dádiva da vida . Foi o que sempre me norteou desde menina e que ensinei aos meus filhos . Agradeço a partilha e suas generosas visitas ao meu espaço . Beijos .

Anne Lieri disse...

Puxa Carlos,que dicas maravilhosas! Pra nossa vida toda,com certeza! Adorei! bjs,

Lua Singular disse...

Oi Carlos,
Ontem fiz a postagem muito tarde e repeti uma palavra, desculpe. Estava com um sonho danado.
Obrigada pelo carinho
Bom sábado
Lua Singular

Patrícia Pinna disse...

Boa noite, Carlos. Emocionante o teu texto.
Tantas realidades nele contidas...
Prestei muita atenção e tentei ver como eu sou e percebi que preciso mudar muito, fazer mais orações, talvez calar mais e ter mais fé.
Admiro a sua postura tão crente.
Se todos nós agíssemos assim, o mundo seria infinitamente melhor.
Sei do meu amor por Deus e que Ele está sempre comigo, embora muitas vezes não eu não compreenda nada,
Estou procurando melhorar enquanto pessoa, isto é fato.
Acordar e dormir entregando o nosso dia e vida a Deus, só poderá dar bons resultados.
Tenha um fim de semana de paz.
Amei o texto.
Fique com Deus.

Obs: Gostou da vitória ESMAGADORA

Anônimo disse...

Olha eu por aqui, menino passarinho...

De fato, agradecer a Deus não só pelo dia e pela vida, mas por tudo o que nos acontece, é gratidão e faz muito bem ao nosso eu.

Adorei seu cantinho e suas poesias dispensam comentários.

Beijos anjo,

Edi Suely

Shirley Brunelli disse...

Sem dúvida, querido amigo, deve ser assim!
Carlos, um beijo!

Estrela disse...

Olá, amigo!
Sempre faço minhas orações e agradeço a Deus pelo dia vivido.
Linda essa mensagem!Agradeço a Deus por vez em quando vir aqui e ler mensagens como essas. Bjs!

Evanir disse...

Bom Dia Menino Poeta.
Sem dúvidas começar oração e fé é
primordial em nossas vidas.
Obrigada pela visita e principalmente por ser meu amigo.
Uma abençoada semana beijos.
Evanir.

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Carlos
Lições de vida para serem aprimoradas no cotidiano ao longo do nosso viver, sem esmorecermos...
Bjs fraternos de paz e bem

Arione Torres disse...

Oi Carlos, ótimas dicas!
Devemos agradecer a Deus por tudo, porque sem Ele não somos nada.
Abraços e boa semana!

Janita disse...

Olá, querido amigo.
Excelentes dicas.
Que bom seria se toda a humanidade as seguisse.
O mundo seria um paraíso!

Beijos com carinho.

Janita

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Carlos que bela mensagem, as pessoas sabem disto mas no corre corre se esquecem, dizem que não tem tempo, meu amigo antes eu conversava com o Pai, com Jesus, antes de dormir, mas acabei descobrindo que de manhã ao levantar é que estou mais leve, com maior concentração,então é a esta hora matutina que oro, converso, agradeço, leio um pedaço do evangelho, depende da intuição e vontade do dia, a noite eu apenas dou graças, obrigada por divulgar mensagem tão necessária a todos, principalmente àqueles que dizem não ter tempo, bjos Luconi

Louraini Christmann - Lola disse...

É isso aí, poeta.
Vai firme.
Eu tento também.

abraço

Anne Lieri disse...

Oi Carlos! Como vai? Voltei pra dizer que hoje vc está em meu blog tb. Segue o link se quiser ver como ficou:

http://recantodosautores.blogspot.com.br/2014/07/asas-de-um-poeta.html

Obrigada! Bjs,

Guida disse...

Hoje eu quero só o Senhor, ficar na Tua presença sentindo o Teu amor Ouvindo sua voz suave e pedi que abrace meu amigo ,coloque ele em seu colo e cuide dele por mim (Carlos Soares)que mais uma vez nos lembrou que tu existe e somos tão poucos agradecidos.