ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PROTESTO DE UM CANHOTO



(imagem materiaincognita.com.br)

Gosto muito de ser canhoto, e tem sido assim desde criancinha, tanto que durmo do lado esquerdo da cama, deito-me sobre o ombro direito para que o braço esquerdo fique livre, e se ando do lado de alguém, fico sempre à esquerda, e assim é em todos os lugares onde sento ou me posiciono. Eu tirava a maior onda por escrever com a mão trocada, por ser diferente dos outros meninos. O engraçado é que eles diziam: "Você é o único que tira onda e niguém fica com raiva, porque você é gente fina, sabemos que não faz por mal". É verdade, eu era um liderzinho deles, mesmo sem saber que era. O bom é que o tempo foi passando e fui ouvindo essa frase outras vezes, de pessoas diferentes, em fases diferentes. Voltando à infância, alguns adultos, se não me engano, minha mãe e alguma de minhas irmãs ficavam pegando na minha mão direita, me forçando a escrever com a mão "certa". Que bobagem rs rs. Até mesmo alguma professora tentava, mas eu dizia: "Ah 'fessora, eu gosto de escrever assim, acho bacana". Com meu jeitinho doce e ao mesmo tempo irreverente, um molequinho do bem, fui dobrando todo mundo, os anos foram passando e estou aqui. Estou aqui para fazer um protesto. O mundo é feito só para gente destra. Vejam só. A torneira da pia de meu pequeno apartamento tem a boca para o lado direito, tenho que ficar virando a mão, ou usar a direita, com a qual não tenho muita habilidade, até digo que ela só serve para pegar ônibus... e pra dançar agarradinho, claro he he. Outro dia fui abrir uma sardinha e o abridor também é do lado direito, daí sofri para abrir a lata. No colégio, já no segundo grau, fiz o diretor se virar e arrumar uma cadeira para mim, pois as cadeiras tinham o apoio para o outro lado. Se fosse enumerar, não ia parar aqui, e já que agora é moda, eu considero isso uma espécie de bullyng contra os canhotos. Aí está meu protesto, mas com um orgulho muito grande de minha pequena e lisa mão esquerda: Ela já escreveu muitas poesias importantes na minha vida.
Claro que isso é só uma brincadeira, só queria que vocês soubessem que sou canhoto. Será por quê? Por favor, e se eu tirar uma ondinha de vez em quando me perdoem, igual meus coleguinhas de infância. Não é por mal.

27 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amigo
Estamos muito longe um do outro mas depois de ler este texto dei uma risada só ara mim e recordei aquela saudação que os escuteiros usam muito
...uma canhota amiga...
É um cumprimento e uma saudação.

Sou destro e nunca me preocupei com essas características dos canhotos. Cada pessoa escreve ou trabalha como melhor entender.

Para mim o que é importante são as pessoas. Não as cores, os hábitos ou as religiões.

Termino com...uma canhota amiga !

Severa Cabral(escritora) disse...

Belo alvorecer !
Menino beija-flor!
Vc é veloz demais,kkkkkkkkkk,o seu som me inspira muitas razões para pensar nas escritas,na sua forma de como nasce...sua mãozinha esquerda comanda a veia do coração,e por ela vc expõe tudo seu sentimento em forma de escrita,kkkkkkkk,sabia que quem é canhoto ama mais,kkkkkk,sente mais,kkkkkkkk,gosta mais,kkkkkkk,quer tudo mais,kkkkkk,tudo mais,kkkkkkkkkkk.
Lindo seu post...desejei ser canhota agora,para dar muito mais,tudo que dou acho pouco,kkkkkkk.
Mas te dou meu maior abraço em forma de canhota,kkkkkkkk.Deixo um beijo para esse canhoto que sabe fazer tudo á mais...

chica disse...

Meu sogro tinha mania de querer corrigir os canhotos.Nunca entendio essa bobagem...Lindo texto! abração,chica

Vivian disse...

Bom dia,Carlos!!!

rsrsr
Bom...ser canhoto é mais um charme! Minha irmã é canhota e nunca ligou!
Mas sempre tem quem implique...
Lindo texto!!!!Beijos pra ti!!!
Espero que já esteja bem melhor, andou desanimado,né?!Te cuida!!

Everson Russo disse...

Eu penso assim, o canhoto provavelmente expressa melhor o amor,,,não dizem que o coração é um pouco a esquerda do peito? então? lá se vão os sentimentos todos pro canhoto,,,fora que, sempre tem a letra bonita, eu tive uma namorada que era canhota,,,tinha a letra bonitinha,,,,abraços de bom dia pra ti meu amigo.

Smareis disse...

Oi menino beija-flor tudo bem? Sabe que lendo seu texto tive que da umas boas risadas porque também minha mãe , e minha irmã era canhota. Meu pai fez de tudo pra minha irmã usar a mão direita quando começou ir pra escola, mas não teve jeito, As professoras também tentaram mais nada conseguiram, meu pai acabou desistindo, e hoje 3 filhos dela são canhoto também. "Ser canhoto é ser chique"... Beijos e ótima semana.

Anônimo disse...

Oi Carlos vi teu comentário no blog da Anne e vim te convidar par participar.
É só pegar as imagens e trazer para o teu blog colocando as frases que deixastes lá no blog na Anne ou outras se desejar.
Depois é só deixar o link pra nós.
Te esperamos

http://soniaconsult-portal.blogspot.com/2011/11/momento-para-pensar-e-criar.html

Um bom dia!

Anne Lieri disse...

Carlos,já tive muitos alunos canhotos e, infelizmente, no começo da carreira aprendi que deveria pegar na mão para ensinar a escrever com a mao "certa"...pura idiotice, que graças a Deus mudou com o tempo e tive outros muitos alunos canhotos,inteligentes,hábeis e de lindas letras!...rsss...Não sei quem começou essa perseguição,mas a sociedade precisa mesmo se adaptar aos canhotos e não o contrário!Bjs,

Hana disse...

Olá amigo querido de tantas caminhadas junto aos blogs um do outro, tão bom ler os amigos, dar umas boas risadas, e saber que esta tudo bem, lemos nas entrelinha que esta feliz, e isso me faz contente, então vc é canhoto, eu tenho um filho canhoto, ele já tem 28 anos o mai velho, dos 7 filhos.
Anjo amigo obrigada sempre pelo afeto lá np Harmonia.
tenha uma linda semana a gente vai se falando!! Hahaha me conta vc já se casou com aquela bela namorada que te fez comer buchada nem sei se é assim que escreve....rss. Espero que estejam muito mas muito felizes!!!
com carinho
Hana

Desnuda disse...

Querido Poeta

Adorei o seu " protesto" bem humorado e escrito de forma carinhosa.

PS: você teve sorte de ter nascido numa geração que já não se obrigava nas escolas e mesmo em família ser destro.

Beijos com carinho

Anônimo disse...

...E dizem que os canhotos são muito modestos... rsrsrs
Olha, eu abro latas com a faca pq jogaram fora meu abridor de latas antigo e arranjaram um sofisticado que eu nem sei de que lado devo rodar aquela porcaria. O bom é que sempre me dão a cabeceira da mesa pra eu nao acotovelar quem está do lado. Durmo do lado esquerdo e virada pro esquerdo também. E o Everton disse bem, afloramos mais nossos sentimentos, afinal o lado mais ativo do cérebro está ligadinho ao coração.
Eu tenho letra bonita e dizem que é própria dos canhotos(isso nao sei pq ja viu canhoto escrevendo garranchos); dizem também que canhoto vive em média menos 7 anos que as outras pessoas(isso nao gostei...)Cadeira de canhoto eu exijo sempre, e faço maior alvoroço quando nao tem (acho ótimo quando nao tem que aí pego duas pra mim e me esparramo.
E dizem que os ganhotos tem bochechinhas fofinhas e gostosas...
Beijokas meu querido bochechudo da mamis.
Bom feriado. E não suma, senão aperto essa bochecha até ficar roxa.

ValeriaC disse...

Fez muito bem em "protestar", infelizmente as coisas são planejadas mais para os destros e os canhotos sofrem. Ainda bem que hoje em dia, creio, já entendam que não adianta forçar um canhoto a ser destro.
Boa noite amigo...beijos
Valéria

Sandra Gonçalves disse...

Dizem que os canhotos são mais inteligentes. Será?
Rsrsrs, meu filho é e é muito inteligente.
Acho que é bem por ai sim.
Bjos achocolatados

Janaina Cruz disse...

Salve Beija flor...

Canhos tê charme, canhotos são rápidos e difíceis de acompanhar... Por isso em fim, tornei-me ambidestra...rs

Obrigada pela visita na minha Esferografia, volte sempre que desejar.

Anônimo disse...

Estaremos esperando.
Obrigada!
Bjos

Anônimo disse...

KKKKKKKKK
Só vc mesmo!
E o seu Cruzeiro heim?!!!!!
Bjs.

Anônimo disse...

Da minha família minha irmã é destra e tbm tentaram em vão fazer com que escrevesse com a direita.
Mas tudo é questão de adaptação.
bjos

Pelos caminhos da vida. disse...

Tenho um sobrinho ganhoto, admiro ele fazer tudo com a mão esquerda, gostei do post.

Um bom dia para vc Carlos.

beijooo.

Elzenir Apolinário disse...

Bom dia, Carlos...a gente estranha mesmo os canhotos, mas ouvi dizer que eles são mto inteligentes. Vc é prova disto. Bjs

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa tarde meu menino beija-flor!
Passando para deixai um xerooooooooo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Carlos

Como sempre um texto cheio de humor, mas antigamente é que os canhotos eram descriminados, agora já não são, eu ainda me lembro que batiam nas mãos dos miúdos para não serem canhotos, mas hoje é um charme.

deixo um beijinho
Sonhadora

Paula Barros disse...

Cresci ouvindo minha mãe dizer que os canhotos são mais inteligentes, tem dons para a arte. E eu tinha até inveja dos canhotos. kkkk

Então ela estava certa em se tratando de você.

abraço

Line Santos disse...

Ôi eu novamente! Rs.. Nossa me identifiquei deveras com tudo que vc escreveu aqui. afinal, sou canhota e passei e ainda passo por tudo isso. Caracaaa.. pensei que eu fosse a única canhota que tinha dificuldade de abrir um lata de sardinha por causa do abridor do lado direito...Rs..
Em todas as escolas que estudei, raramente encontrei acentos para canhotos, nem agora na faculdade a qual estudo, os encontro tão facilmente..
UhuuuUU.... SOU A ÚNICA CANHOTA DA SALA \o/!!!!!!! Rs...

Abraço caro amigo! ^^

Line Santos disse...

Ah.. esqueci de dizer! Coloquei teu selinho lá em meu blog! ♥

Alejandro Knaesel Arrabal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alejandro Knaesel Arrabal disse...

Prezado Carlos Soares,

Navegando pela Internet encontrei o seu blog, em especial o texto "protesto de um canhoto". Gostei muito. Sobre o "abridor de latas", recomento assistir o vídeo disponível neste link http://www.youtube.com/bichocanhoto
Um Feliz Natal.
Cordialmente , Alejandro Knaesel Arrabal

Alejandro Knaesel Arrabal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.