ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 24 de agosto de 2024

A MATA É MÁGICA!

 


Todos os dias quando vou trabalhar, passo numa estrada de terra de uns 8 km, dentro de uma floresta nativa, de rigorosa preservação. Evidentemente não se pode dirigir em alta velocidade, mas eu passo devagar, não por causa da proibição em si que busca minimizar o risco de atropelar animais silvestres, mas é mais por respeito mesmo. É como se eu pressentisse espíritos das matas, olhos me espreitando por entre as folhagens, ou nos galhos. Já vi muitos bichos de perto: preguiça, veados, tamanduá, gato do mato, cachorro do mato, raposa, muitas espécies de macacos, pássaros e borboletas raras. Coisas que me encantam. Mas a mata não é só isso. Ela desenha figuras pra gente assim como as nuvens fazem no céu. De vez em quando, desço do carro. Olho pro tronco de uma árvore e vejo uma carranca de índio. Uma casca de árvore no chão me mostra um lagarto, um teiú. Um galho torto na margem da estrada, me lembra uma cobra ameaçando o bote, com a cabeça alçada. Já desviei de um tronco caído porque confundi com um bicho se mexendo.
Bem no alto de uma árvore, avisto uma grande ave de rapina, mas não é, é a folhagem que parece abrir as asas para o vento. Sem contar os ruídos, como se alguém andasse por entre as árvores frondosas. E claro, a orquestra natural que fazem os pássaros e outros bichos que cantam, uns agudos, outros tímidos, outros tristes, outros alegres, outros sinistros, outros curiosos. Isso me remete à infância quando do alto de um morro, contemplava o rio, e do outro lado, a floresta. Eu tinha tanta vontade de ir lá, já até escrevi: ‘Quantas vezes sobrevoei, mentalmente aquela floresta, como se fosse um Peter Pan’. A Mata é mágica! A Mata não é uma vegetação, é um Espírito!

=
( IMAGEM Mallunogueira.paisagismo- Google )

4 comentários:

chica disse...

Quanta sensibilidade e lindo o respeito que tens pelas matas...
Esse cuidado é importante!
Adorei saber!
abração, chica

Eduardo Medeiros disse...

Que belo caminho para o trabalho, hein?
E todas essas sensações...sei como é. Passei grande parte da minha infância e pré-adolescência morando perto de florestas onde eu me acabava de brincar com amigos ou sozinho mesmo. Eu só tinha medo de cobra...rs

abraço.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Um belo texto.
O respeito pela natureza e seus animais e segredos, é de louvar.
Bom domingo.
:)

Maria da Graça Reis disse...

Cuidado com os incêndios.