ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

AS COISAS MAIS LINDAS QUE JÁ OUVI.


Quando era bem jovem eu acreditava no poder da poesia para transformar pessoas e até o mundo. Não que hoje eu não acredite, é que a realidade nos puxa do sonho, e a gente vê que não é bem assim, principalmente num país onde a cultura não tem muito espaço, aliás, o mundo inteiro anda muito duro. Mas de repente aquela luzinha no fim do túnel brilha de novo, e a gente sonha mais uma vez. Graças a Deus que a gente ainda pode sonhar. Eu tenho muitos sonhos contidos num sonho só, um sonho maior que engloba todos os outros: Ver meus livros nas escolas do Brasil, nas mãos de crianças, motivando os sonhos delas. Talvez eu não consiga realizar isso, o que me deixa um pouco triste, mas de novo a famosa luzinha acende, e brota em mim um sorriso jovial. Quando uma mãe chega a um poeta, e diz: “Meu filho é seu fã. Sua poesia transformou meu filho, mudou o modo de ele ver o mundo”... quando um amigo diz: “É a primeira vez que leio um livro todo, li porque era o seu livro”... quando uma idosa diz: “nunca deixe de escrever, é o dom mais lindo que Deus colocou em você, é a sua essência”... quando a mãe de um amigo diz: “Você tem uma coisa especial que eu não sei definir, só sei que eu gosto de você, você é diferente”... quando uma professora diz: “amo minhas filhas, não tive a felicidade de ter um filho homem, mas se tivesse gostaria que ele fosse você. Você não precisa aprender a desenhar, você já é uma pintura”. Quando a gente olha para trás, e recorda tudo isso, a gente vê que o sonho foi realizado sim, não de forma ampla e geral como gostaria, mas vou citar uma frase do grande Gandhi que me consola e anima, e que é mais ou menos assim: “Ainda que você tenha melhorado uma só pessoa, você já terá melhorado o mundo”.
Quando era um jovem sonhador, eu usava uns bordões que me seguem até hoje:
A POESIA ME APROXIMOU DAS MELHORES PESSOAS!
ALGUÉM LÁ EM CIMA GOSTA MUITO DE MIM!
A POESIA ME TROUXE ATÉ AQUI!
Por isso, eu digo: A poesia é a melhor roupa que tenho!
=

( imagem Pinterest )

16 comentários:

chica disse...

Que lindo e a poesia mora em ti! Por isso só te faz bem! abração,chica

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, Carlos!
Que delicadeza de alma você demonstra aqui!
Com sutileza digna de poeta, você sabe os benefícios da poesia na sua própria vida... lindo isso!
Seja muito feliz e abençoado junto aos seus amados!
Abraços fraternos de paz e bem
marazul.blogspot.com/2018/06/no-embalo-do-amor.html?m=1

Lua Singular disse...

Oi Carlos,Guarde um livro pra mim.
Agora não posso comprar, pois fiquei doente e o plano não vale nada, isso porque é o melhor de uma cidade grande
Mas Deus é bom e um anjo me indicou um médico particular, ele é de Ribeirão Preto e vem só duas vezes pra minha cidade vizinha 2 vezes por semana. Por conta da greve era pra ter começado a semana passada, mas concordo com a greve. Ele pediu 35
exames que fiz pelo plano e fez um soro que já tomei hoje, vai ser uma vez por semana por 3 meses.
Se ficar boa eu compro seu livro.
Ore por mim, só saio de casa de carro e na carona do meu bem.
Engraçada a vida, eu nunca falei dormindo, mas eu fale e a noite passada coisas lindas para meu marido bem mole ele me disse e chamei pelo meu pai morto-sinto muitas saudades dele, isso porque eu era filha adotiva.
Vou dar um tempo à poesia e vou escrever a vida. A que vou postar agora vai ser terrível.
Beijos no coração
Lua Singular

Cidália Ferreira disse...

Bom dia. Maravilhos e verdadeiro texto!!

Beijo e um excelente dia.

PAULO TAMBURRO. disse...


CARLOS,

você é realmente, um poeta excepcional!
Um abração carioca.

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Olá Carlos!
Muito lindo o que você relata e para nós que gostamos de escrever é um estímulo em ver alguém dizer que gostaria de ser como nós.
Eu sempre gostei de escrever,dede pequena na escola,até minha amada mãe foi chamada uma vez para que lesse o que eu havia escrito sobre um pingo d'água.
Não me considero poetisa,longe disso,apenas gosto de escrever e deixar rabiscadas algumas inspirações.
Obrigada pela visita e comentário,agora que estou voltando a visitar os amigos após a minha cirurgia da Tireoide.
Bjs e fique com Deus.
Carmen Lúcia.

Toninho disse...

Bravo Carlos!
Suas ultimas palavras na postagem dizem tudo com seus bordões.
Siga Carlos pela vida a encantar e se encantar, porque a vida sem encanto hão há canto. O poeta precisa destes cantos e nem é preciso uma anjo torto para lhe dizer, que siga e vamos mudando mundo de pessoa em pessoa como disse Gandhi.
Enquanto isso vamos sorrindo com o maior de Minas num lindo azul.
Meu terno abraço de paz e luz.
Prossiga Carlos vestido de suas mais lindas poesias que não amarrotam.
Semana feliz para você.

Hellen Caroline disse...

Que coisa linda de se ler!
É essa vontade de mudar o mundo que acaba mudando a gente pra melhor cada vez mais!
Que sua poesia possa correr esse mundo afora e que ela leve um pedacinho dessa alma linda pra cada pessoa que ler :)

Ivone disse...

Lindo isso, poder sentir a vida assim, também amo a poesia, gosto de escrever, escrevo só nos blogues, já é muito bom, um exercício mental e ainda poder interagir com amigos poetas, nossa, tudo de bom!
Vai sonhando que a sonho alimenta a alma, como dizes, o povo brasileiro não tem muito hábito de ler, eu cresci com livros, desde pequenina, pena que nem todas as crianças são incentivadas a ler!
Amei ler aqui!
Abraços apertados!

Patrícia Pinna disse...

Boa noite, Carlos. De fato, é muito bom ouvirmos tudo o que relatou.
Essa luz nos dá forças para prosseguir.
O reconhecimento faz bem para a alma.
Tudo de bom.
Beijos na alma.

Arte & Emoções disse...

Olá Carlos! Sonhar é um direito que jamais deverá ser confiscado. Belo e verdadeiro o teu relato. Pena que, atualmente, a poesia está muito pouco valorizada.

Abraços,

Furtado

Anne Lieri disse...

Que beleza de texto! A poesia transforma sim as pessoas! E vc sempre nos traz reflexões, nos emociona, nos faz rir...isso é o mais importante! Abçs

A Casa Madeira disse...

Que bonito.
Palavras transformam!
Boa continuação de semana.
janicce.

* Edméia * disse...

*Poesia é ARTE e a ARTE é magia !!! Ninguém é o mesmo depois de ler um poema !!! ÀS vezes, um verso apenas , faz a gente pensar e repensar o modo de encarar determinado aspecto da nossa vida !!! A poesia é um dom que Deus dá para as pessoas do BEM !!! *Parabéns , Carlos Oliveira , Menino Beija-Flor ! *Muito obrigada pela sua amizade !!! (*Quem faz amizade com um poeta ou poetisa é uma pessoa de sorte ! Minha sorte é muito boa !!! *Com CERTEZA !!! ).

Nanda Olliveh disse...

Oi,poeta amigo! Já estou por aqui, espero você lá no meu cantinho!
Voe até lá, por favor, hahaha

Beijo no coração!

https://olliveh.blogspot.com/

Nanda Olliveh disse...

... Amei o texto, e como eu sempre lhe disse, acrescente aí:''Tenho preguiça de ler textos grandes, mas os seus eu leio!''

Os sonhos do seu coração, demonstram a pessoa que você é.

Beijo, até mais!