ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TRAGÉDIAS ANUNCIADAS... ATÉ QUANDO?






Impossível não falar disso. A Chapecoense é um time jovem de apenas 43 anos de existência, mas já vinha tendo grande destaque no cenário esportivo, com anos seguidos na série A, em constante evolução, tanto que há algumas semanas, eu comentei como mineiro e cruzeirense que sou: "Que time simpático esse da Chapecó, organizado. Bem que o América mineiro podia seguir os passos e se manter na série A para crescer também". A Chapecoense vivia seu melhor momento em sua curta história (curta até aqui), chegou à decisão da Copa Sul Americana, as torcidas do Brasil abraçaram a Chape nessa decisão. Eu mesmo fui ao site deles e escrevi: "Sou mineiro e estou torcendo pela Chape". E agora essa tragédia. As torcidas do Brasil abraçaram a Chapecoense na decisão... e agora abraçam também na dor. Que Deus conforte as famílias e acolha essas vítimas em bom lugar.
=
/////
Impossível também não falar disso.
Uma aeronave antes de decolar precisa ter no mínimo mais quarenta e cinco minutos a mais de autonomia prevista. Por exemplo, se uma aeronave  leva 01:00h de voo de BH para SP, no plano de voo tem que constar pelo menos 01:45h de autonomia. Para quê? Para buscar pouso em outros aeródromos em eventualidades como, mau tempo, uma possível interdição da pista por alagamento ou um talvez  um acidente com outra aeronave e etc. Como pode uma aeronave que tem 3.000 kilômetros de autonomia ( nesse caso transformando a medida para distância em linha reta) projeta um voo de exatamente 3.000 kilômetros??? Cadê a autonomia de sobra??? O piloto declarou isso no plano de voo? Se declarou e o operador da sala de plano de voo aceitou, ambos erraram.  E se o piloto mentiu declarando que tinha mais autonomia? Isso só a investigação vai dizer e é ainda mais grave. E por último, por que já não haviam previsto uma escala para abastecer a aeronave durante o trajeto? De qualquer maneira, como na grande maioria dos acidentes, prevalecem a negligência, a imprudência e a pressa humana, pois, o mau tempo, a pane, a geografia do  lugar são apenas complicadores. Um acidente tem esse nome, mas pode ser evitado com medidas proativas, e não é gerado por uma causa só, é como peças de dominó que vão se derrubando até caia a última, se alguém tira uma peça do meio, o acidente é interrompido. Nesse caso, infelizmente não apareceu ninguém para tirar um peça do meio de uma sequência  de erros viciados acontecendo há algum tempo.  Choremos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Você entende bem do assunto, amigo...
Lamentável essa tragédia.


Beijo.

Ivone disse...

Amigo poeta, pois é "choremos", mas é bom esperar as investigações para se saber o que realmente aconteceu, que pena, quem vive viajando fica apreensivo, meu filho vive viajando por conta do trabalho dele, mas ele sempre me diz, "sem medos mãe", pois ninguém morre antes do tempo!Assim vamos crendo, pois o que importa é fazer o trabalho que se gosta, os jogadores e todos os que se foram, estavam em estado de felicidade, que pena de seus familiares, eles sofrerão muito mais e só com boas energias e o tempo necessário para "curar o luto"para superarem isso!
Abraços amigo querido, vamos indo e concordo contigo, até quando iremos ver coisas desse tipo acontecerem, (quem sabe?!)por negligência?!

Cidália Ferreira disse...

A Dor é extensível a todos nós.
Não há palavras que possam confortar esse povo brasileiro.

Paz a todas as almas

Beijo

Helena disse...

Meu amigo, tu fizeste um retrato perfeito do acontecido, desta tragédia que deixa a todos nós atônitos, perplexos, de frente a mais este mistério que permeia as condições de vida dos humanos, e diante de indagações que são feitas na tentativa de entender os desígnios de Deus. Temos nós um dia certo para morrer? Já nascemos com este destino? São tantas as histórias contadas após um desastre como este, de pessoas que também deveriam estar naquela viagem, com aquele turma, e por uma obra qualquer do destino foram salvas. Que mistério é este que está a nos reger sem que tenhamos nenhuma possibilidade de 'discutir' o assunto...
Mas tu, meu querido, fizeste um verdadeiro documentário desta tragédia anunciada. Muito bem escrito, como tudo aquilo a que te propões fazer. Dos relatos que até agora vi pela Internet, a tua postagem foi a melhor. Parabéns!
Fica um beijo e o desejo de uma noite de lindos sonhos,
Leninha

Zilani Célia disse...

OI CARLOS!
UMA TRAGÉDIA QUE ATINGIU A TODOS NÓS.
UM TEXTO PERFEITO, AMIGO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Helena disse...

Carlos, lá no meu espaço uma singela homenagem aos amigos blogueiros. Por aqui, desejando que tenhas um Natal onde o amor seja uma constante, iluminando de paz e alegria o teu coração no decorrer de toda esta época natalina.
Meu carinho,
Helena

Lua Singular disse...

Carlos,
De que adianta agora chorar se a ganância está em primeiro lugar?
É uma vergonha, é um assassinato que fizeram com os meninos. De quem é a culpa? Não existem culpados e sim safados.
Beijos
Lua Singular