ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

domingo, 14 de outubro de 2012

SER CHIQUE

“Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta”. Essa é uma das definições da famosa socialite Glória Kalil sobre o que é ser chique. Creio que ela, uma mulher tão rica e tão instruída, não citou essa frase para afrontar ninguém, não condiz com ela, porque se fosse, ela não estaria sendo nada chique. Mas vejo pessoas comuns citando essas coisas por aí no intuito de afronta, de não consideração e de descaso às pessoas. Até penso que não fazem por mal, talvez seja gente má informada, ou mal resolvida. Leem qualquer coisa, acham bonito, interpretam de qualquer jeito e saem repetindo. Eu, graças a Deus, tenho opinião própria, não sou caixa de ressonância, e tenho algumas definições sobre ser chique, sendo essa a principal: SER CHIQUE É RESPEITAR AS PESSOAS! Penso que 50% do mal do mundo é causado pelo desrespeito entre as pessoas. SER CHIQUE CONFORME CARLOS SOARES: - Chique é Charles Chaplin - Chique é Mazzaropi - Chique é São Francisco de Assis - Chique é Irmã Dulce - Chique é Padre Marcelo - Chique é Padre Reginaldo Manzotti - Chique é Chico Xavier - Chique é não se apegar às coisas materiais e não usá-las como separador de pessoas. - Chique é ser poeta - Chique é Jesus Cristo - Chique é Gandhi - Chique é Salomão - Chique é ser humilde - Chique é ... Carlos Soares. Poderia citar várias outras definições de “ser chique”, diferentes do que a sociedade escolheu para considerar ou não alguém chique. Mas prefiro deixar um texto bem chique do maior livro do mundo... A BÍBLIA. Copiei sem medo, pois o autor não reclama de plágio porque o nome dele... é Deus. E DEUS É CHIQUE!!! E é para lá que todos, ricos ou não, cultos ou não, bregas ou chiques, vamos um dia, mas saibamos que a peneira utilizada pelo Criador para definir o que presta e o que não presta, é bem diferente da que nós usamos para com nossos semelhantes. Seu orgulho a terra o cobrirá. ///////////////////////////////////// Leitura do Livro da Sabedoria: 7“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. 8Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. 10Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”. ////////////////////////////////////////////////// Que Deus nunca me deixe faltar sabedoria, porque SABEDORIA É CHIQUE!!!

14 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Frases de feito, prefiro as que saem do meu peito, pois delas sei a real causa e efeito. Meu coração não é parachoque de caminhão.
/////////
Andei jogando pérolas aos porcos. A partir de agora vou dar a eles o que eles merecem e entendem.
/////////
Todo mundo pensa que é Freud, eu não tenho tempo ou pretensão de ser Freud, tenho tempo apenas para ser feliz.

espaço esplendoroso disse...

Que chic amigo!!!
Concordo plenamente com você, ser chic é acima de tudo respeitar as pessoas! Depois segindo os exemplos citados, o mundo seria melhor com certeza. Adorei o autor não reclama de plagio, rsrssr, é isso aí! Uma semana abençoada para vc, bjs. Ieda.

Nyce Pinto. disse...

Gostei! Várias pessoas "chiques" aqui citadas... APLAUSOS! Muita paz...

Eliete disse...

Carlos,concordo com você.Ser chique e respeitar as pessoas,ser sensível com a alma do outro.bjs

Anônimo disse...

É isso meu amigo, ser chique é tudo isso que você disse, ao que acrescento: ...e ser humilde! Bjss

tecas disse...

Muita sabedoria e muito bom caráter, meu amigo e grande poeta Carlos. Um belíssimo texto que todos deveriam ler. Aplauso sincero. Desculpe a minha ausência. Nem sempre dá para retribuir a simpatia das visitas ao meu blog.
Beijinho amigo e...uma flor

Marilu disse...

Querido amigo, chique é ser simples na minha opinião, é respeito ao próximo é ser você mesmo. Beijocas

Anônimo disse...

Olá querido, que belo texto, gostei!
Você disse tudo!
Beijos! Fernanda Oliveira

Vanessa Vieira disse...

Passando para lhe desejar um feliz dia do poeta. E que tua poesia renasça diariamente. Um abraço!

Smareis disse...

Olá Amigo,

Ando meia ausente já faz um tempinho, e hoje passei pra te ler um pouco.Eu concordo com a Glória Kalil, essa mulher sabe tudo. Não fazer perguntas ou insinuações inoportunas,ser humilde,e nem procurar saber o que não é da sua conta é uma lição que todo mundo deveria aprender. Gostei dos grandes nomes. Acho que homem sábio, é o que traduz o que mais de chique existe.

Grande abraço e ótima semana.

brisa48@bol.com.br disse...

AmigO QUERIDO
preciso ficar ausente por alguns dias minha filha fez uma cirurgia e preciso cuidar dela.Prometo que volto logo. Um beijinho.
Ana

Ângela disse...

Com certeza ser chic começa pelo respeito.
bjs

Vanessa Vieira disse...

Fantástica tua reflexão Carlos. Ser chique com sabedoria é bom demais! Te leio e fico pensando sobre as tantas soberbas que esta palavra pode nos trazer, que muitos te leiam e reflitam contigo!

Abraço!

Anne Lieri disse...

Carlos,texto chique no úrtimo...rsss...adorei e costura muitas bocas de plantão para apenas criticar!Quem tem sabedoria,tem mesmo o principal para uma vida feliz e muito chique!bjs,