ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

terça-feira, 24 de maio de 2022

A FONTE!

 


Sempre tive uma teoria de que o poeta não faz poesias, que elas estão prontas em algum lugar, em outra dimensão, em outro mundo abstrato, porém muito real, esperando que alguém lhes sirva de ponte para o mundo terreno, e o poeta tem essas antenas, antenas de sensibilidade. Por que digo isso? Porque releio algum poema, às vezes anos depois de escrito, e encantado, me pergunto: “Fui eu mesmo quem escreveu isso?”. Tirando os textos opinativos, ou com temas específicos, um ou outro conto, alguma crônica, eu não escrevo de ‘caso pensado’, os poemas e textos saem como são, e pronto. Sabe o que é acordar de manhã com um texto de 40 linhas na cabeça? Parece que alguém (Anjo) veio de noite quando eu dormia, e colocou dentro do meu Ser. Assim eu penso que ocorre com os grandes pintores quando estão de frente para a tela vazia, e surge uma obra maravilhosa, com certeza, vinda também de alguma fonte divina. Sim, um quadro pintado tem poesia. Assim como a música, a dança. Toda a arte, na melhor acepção da palavra, tem. No momento, no ato de escrever, é como se eu estivesse debaixo de uma cachoeira, sendo banhado, recebendo tudo, e a água se espalhando à minha volta, correndo para o rio, e do rio para o mar, e eu me sentindo importante por isso porque a água tem que passar por mim, antes de banhar o mundo. Já escrevi textos que quando terminei, percebi que estava chorando, aquele chorinho bom. Enfim, não há muita explicação para isso, apenas viver isso é o que me cabe, e me basta. A poesia é meu melhor instante, é o que tenho de melhor em mim, é minha aura, ela moldou e molda até hoje a minha pessoa. Claro que já ouvi: “Mas, Carlos, existem os sentimentos ruins também, o mundo não é só poesia”. Eu respondo com a serenidade que a própria poesia me dá: “Infelizmente não. Mas cada um visita a fonte que lhe interessa, não é?”.


13 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, amigo Carlos!
Fiquei impressionada com sua sensibilidade.
Ainda há quem se gabe porque é canal de poesia
Sinto exatamente assim como você escreve sobre ela vir prontinha em nosso eu poético... Até já conversei com meu padrinho (um poema nato, como meu pai amado) que comigo se passa exatamente assim...
Vejo como um Dom divino como tantos outros que recebemos de graça, mesmo não merecendo, inclusive.
Gostei demais de ler seu texto agora.
Fortaleceu minha manhã e impulsionou minha entrega à escrita de um modo em geral com ânimo e generosidade.
Um verdadeiro escritor é.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

https://entrenosduasflores.blogspot.com/

chica disse...

Perfeito teu olhar sobre a poesia e a FONTE que nos inspira! Agradecendo tua visita, deixo abração praiano,chica

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Toninho disse...

Perfeito Carlim, a poesia as vezes vem como uma folha caindo de uma arvore e pousa na sua mão, como uma borboleta.
Outras depois de prontas penso que o Deus vem e põe a mão dele sobre o poema e temos um encantamento com o produto.
Poesia vem no ar, no cheiro, nos olhos.
Um abraço celeste amigo.
Este ano vai.

Jeanne Geyer disse...

Também releio algumas e estranho que tenha escrito daquela forma, mas não é sempre que acontece, pois algumas são construídas, trabalhadas. Deves ser o tipo de escritor que escreve sempre sob inspiração, aí sim, brinco que alguns textos parecem ser psicografados ;)
É isso, gostei muito do texto, abraços. https://botecodasletras2.blogspot.com/

Ivone disse...

Querido poeta Carlos, é assim, para todos os sensitivos poetas, também acontece comigo de ler e reler e nem sequer saber como isso tudo chega a mim, sinto a Vida e percebo os fluidos, em todos os poetas que em meu entender, é um médium que recebe todas as vibrações, ainda bem que há almas que sentem isso tudo, nem todas têm o dom de colocar em palavras escritas, tens e aqui deixo meu aplauso, amo te ler!
Obrigada pelo carinho de sua amável visita!
Abraços apertados!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa Tarde Carlos
Um texto interessante, também eu me questiono sobre poemas meus antigos.
Acho que todos somos um pouco parecidos, e também concordo, vamos buscar a inspiração à fonte que nos inspira.
Continuação de semana abençoada com muita saúde.
Um Beijo
:)

Maria da Graça Reis disse...

Que águas cristalinas sempre brotem dessa fonte.Abraços

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

"Não sou eu que descrevo,
Eu sou a tela"
Frase de Pessoa e é ela,
Reflexão sobre o trevo
À direção que me atrevo
Seguir - psicografia?
Ou é noss'alma que cria,
Sentindo o belo de perto;
E o leva ao cérebro aberto
Para compor poesia?

Belo espaço! Parabéns! Abraço cordial. Laerte.

Ana Bailune disse...

Olá, Carlos!
Sabe, eu penso exatamente da mesma forma. Às vezes, eu penso em um poema, que me surge do nada, e se eu não me sentar imediatamente para escrevê-lo, ele simplesmente desaparece totalmente da minha memória. Acho que se fosse só meu, isso não aconteceria!

Rosemildo Sales Furtado disse...

Eu também já me fiz essa pergunta. O mais importante é que agrade o leitor.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Alice Alquimia disse...

Muito bom esse seu pensamento!

- R y k @ r d o - disse...

Gostei muito de ler

Cumprimentos