ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

domingo, 19 de setembro de 2021

DEIXEM O GALO CANTAR...

 


.

"Todos os dias, assim que o galo canta, o dia amanhece. Mas se você matar todos os galos, o dia amanhece assim mesmo". Não há uma imposição, o dia não amanhece só porque o galo canta, é apenas uma sequência natural de um momento bonito, que é o amanhecer, o galo canta e o dia amanhece. As coisas são como elas são, não nos cabe tentar mudar , me tornei mais feliz quando passei a ver assim, quando vi a natureza ou a naturalidade das coisas, quando percebi que sou parte delas, não o comando delas. Tanto a aurora quanto o pôr do Sol, acontecem todos os dias nos seus devidos horários, mas nunca de forma igual, cada amanhecer e cada entardecer, têm uma pincelada diferente. Isso não os torna mais bonitos? Mas não há interferência, apenas acontecem. O galo não está interferindo no amanhecer, ele está anunciando, comemorando o amanhecer, dando-nos a sensação de renascimento. Mas quem sou eu para dizer que o canto do galo antes da aurora, não é necessário, já que é sequência natural? Afinal, eu debruçado na janela contemplando o Sol surgindo, também faço parte dessa sequência. As coisas divinas precisam de anunciadores e de espectadores. Eu não sou aquele que canta, tampouco sou Aquele que cria, eu sou aquele que assiste. Na condição de ser aquele que assiste e escreve sobre isso, e até por isso, eu digo: por via das dúvidas, não vamos matar todos os galos, vai que um dia não amanhece porque nenhum galo cantou.

 

Nota: O trecho entre aspas é do jornalista Reinaldo Azevedo, que falava de um outro assunto. Eu vi a frase sob outro prisma, e tirei do contexto para escrever esse texto.

 

=

( imagem Mirante da Bocaina- google )

 

10 comentários:

chica disse...

Adorei teu texto,Carloa. Inspiração que nos faz refletir e uma reflexão que nos faz bem...Deixemos os galos cantando e os dias nascendo e sigamos sempre... abração,chica

" R y k @ r d o " disse...

Nasci e vivi alguns anos no campo. Os meus pais tinham galinhas e galos. Confesso que adorava ouvi-los a anunciar a manhã
.
Domingo feliz … saudação poética
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Marli Soares Borges disse...

Olá, Carlos!
Adorei o texto. Aqui no sítio temos galos e galinhas. E os galos cantam inclusive à noite, muito antes do amanhecer. É muito engraçado isso. Quando pequena, eu nunca havia prestado atenção nesse detalhe. Para mim, os galos sempre anunciavam o amanhecer, mas, pelo que tenho visto, não é bem assim. Lol.
bjs, Marli

Lua Singular disse...

Oi Carlos,
Desculpa a demora, não estou muito bem.
Hvia anos que não ouço o canto do galo, pois moro na cidade não tem galo.
Mas sempre acordo no mesmo horário, sem despertador.
Quando era nova dormia demais.
Já na segunda: escola, nunca estudei para provas, prestava atenção às aulas e me dava bem nas provas. Matemática sempre tirei 10.
Fiz uma monografia em um dia e ainda(minha sobrinha-a outra não deu conta). Não peguei nenhum livro e a nota foi 8,0,
As imagens peguei do computador.
Mas por ser assim incomodava as outra jovens,
BEIJOS
LUA SINGULAR

Valéria disse...

Um texto lindo, meu bom Poeta e amigo, Carlos!!! Adorei ler!!!
Acho tão lindo o cantar dos galos, também dos pássaros que ainda escuro, começam a cantar, piando uns para os outros, que mais um dia está a nascer...
Adoro comtemplar estas maravilhas, estes abençoados milagres, aqui, acolá, em todos os lugares, cada dia de um jeito e que estão aí, para serem vistos e apreciados, para quem tiver a sapiência de entender a preciosidade destas belezas, que são presentes Divinos, ofertados todos os dias por Deus...
Doce semana, amigo, um abraço
Valéria

Teresa Isabel Silva disse...

Uma leitura bem interessante!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Lua Singular disse...

Oi Carlos,
Fui criada numa pequena cidade no interior.
Eu acordava com o canto do galo,virava de lado.
Dormia novamente, depois acordava com esse sol no meu rosto: a escola me espera.
Pulavava da cama tomava banho, mamãe penteava meus cabelos.
Ensinava todas as outras,aí nossa classe era sempre a melhor.
Adoro seu blog!
Beijos
Lua Singular

Maria da Graça Reis disse...

A vida pode ser um grande espetáculo ou um pesadelo, depende do dia.
Beijo no coração

Juvenal Nunes disse...

É um privilégio testemunhar o raiar da aurora com o canto do galo.
Pena é que sabendo tudo isso, nem todos possam desfrutar de tão poético momento.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Primavera, amigo Carlos!
Um texto exclente e que tenho lido algo muito similar em relaçáo à Primavera; ela não deixa de acontecer mesmo muitos não gostando muito dela... ou se tivermos algo em contrário ou que nosso tempo interior não esteja nada florido.
Foi muito bom ler seu texto, estou escrevendo sobre a vida no interior e me veio fenomenal a indicação entre aspas.
Tenha dias abençoados e primaveris no coração
Abraços fraternos perfumados de flor do campo