ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VINTE E QUATRO HORAS ( A POESIA QUE DEUS FEZ)


O que são vinte e quatro horas? Numa definição física, científica, astronômica, representa o tempo em que a terra gasta de rotação em torno de seu próprio eixo... ou seja, um dia.
Mas vinte e quatro horas representam muito mais que um dia. O poeta sai do mundo físico e transcende a um outro nível de existência, de compreensão, de foco, de ponto de vista para definir o que são vinte e quatro horas. Conflito entre o mundo físico e o mundo poético? Claro que não. Ainda mais sabendo que caminham até lado a lado, sem se perceberem é verdade, mas caminham. O que precisamos é olhar as coisas com os olhos do coração.Precisamos ser mais crianças nos momentos de definir as situações. Sempre que vamos tomar decisões encarnamos pseudo-intelectuais. Por que não sermos um pouco crianças nos momentos de decisões? Por que não sermos poetas no dia a dia? Um grande escritor já disse: “Aonde o cientista pensa chegar, o poeta já passou por lá há muito tempo”.
Voltando sobre as vinte e quatro horas. Um dia sideral. Em vinte e quatro horas vemos a dia virar noite, a noite virar dia. Mas a poesia está lá... no ocaso e na aurora. Em vinte e quatro horas as marés mudam. As ondas nunca são iguais. As águas dos rios nunca são as mesmas. Aliás, cada segundo, cada cenário jamais se repetirá. Mágica da física e mágica da poesia que Deus fez. A natureza é poesia pura. Em vinte e quatro horas definem-se o oriente e ocidente. Norte e sul. Tanto a lua como o sol dizem “até logo, amanhã eu volto”. Exemplos para nossas vidas, atestando que nada melhor que um dia após o outro, com uma noite no meio. Que sempre teremos uma segunda chance ao amanhecer... chance para tudo. De pedir perdão, de perdoar, de abraçar, de refletir, de usar a derrota não como motivo para abaixar a cabeça, mas sim como trampolim para dar o próximo salto. Em vinte e quatro horas, acontecem acidentes, milagres. Morre gente, é verdade, mas nasce também. Decolam aviões. Partem navios e trens.E chegam também. A grande engrenagem não pára. Tudo isso é física, mas é poesia também. Existe algo mais físico e poético ao mesmo tempo do que o abraço? É exatamente isso que quero dizer, meus amigos. Em vinte e quatro horas o mundo pode até acabar. Ainda bem que Deus não deixa, embora os que tomam decisões na terra, aqueles que não viram crianças num só minuto dessas maravilhosas vinte e quatro horas, estejam tentando a todo tempo. Sim, eles são iguais aos ditadores que eles combateram.

Só não me venham dizer que a terra é redonda, pois isso não me interessa. Só quero saber que estou nela, vivendo o ocaso e a aurora, o oriente e o ocidente. O norte e o sul.Trabalhando, estudando, comendo, bebendo, ganhando dinheiro, planejando como todos... mas sempre com um toque de poesia.

Você pode viver vinte e quatro horas emocionantes com seus familiares... e gente ainda diz que não tem tempo para nada.

Nota: EM 10 DE AGOSTO DE 2008. VITÓRIA -ES. Texto dedicado especialmente ao meu irmão Cláudio e a todos os demais que me proporcionaram vinte e quatro horas de criancice

4 comentários:

fadazul disse...

Na definição humana, que poderá ser vinte e quatro horas?Transcender, em níveis exitênciais...nem pensar, apenas tomar correndo o café da manhã, sair correndo para o trabalho, enfrentar o trãnsito, voltar e retornar ao mesmo lugar de onde partiu...Ah! as criânças, meio termo entre universo cheio de engenhocas, utópicas, nazistas... ops!!!! adorei voltei a postar nos dois blogs preciso muito de teus comntários sou tua fão, bjks

mundo azul disse...

Penso que tempo e espaço são definições humanas... Valem apenas para esse pequeno planeta onde vivemos... O Universo é tão vasto!

Como disse alguém - agora não lembro - Que devemos contar o tempo pelos nossos feitos e não pelas horas e dias que o calendário marca...

Adorei seu texto! Gosto dessas reflexões...

Beijos de luz e o meu carinho!!!

mundo azul disse...

Obrigada amigp! Agora percebi melhor a intenção de suas palavras...

Beijos e muita luz para vocês!!!

lidia magalhaes disse...

Que bonitinho Carlos, tudo o que voce falou nesta poesia é a pura verdade. Adoro você, viu ?
Mil beijos e continue assim , sempre inspirado fazendo essas poesias lindissimas. Mil beijos. Sua mais atual fã.