ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

quarta-feira, 13 de maio de 2026

LOCOMOTIVA DA VIDA!

 



Acorda, Bebê...
Já é hora de nascer.
Mostra com encanto teu primeiro pranto,
abrindo o desafio e a alegria de viver.
 
Acorda, Guri...
é hora de estudar
melhor a mão da mãe no cabelo a afagar
do que o despertador a gritar.
 
Acorda, Adolescente...
já estás virando "gente"
mil sonhos a efervescer,
só não sabes de que lado estás,
entre a infância e a inconstância de saber crescer.
 
Acorda, Rapaz...
é tempo de trabalhar, namorar,
sorrir e chorar,
sentimentos diversos
há muitos corações perversos,
e há corações que sabem amar.
 
Dorme, meu Velho...
é o fim dos sonhos e dos pesadelos
qualquer dia é o dia de morrer,
só não haverá despertador a avisar
nem a mão da mãe nos cabelos a consolar,
mas do outro lado haverá sinos e sinais a dizer:
Parabéns ao Velho e parabéns ao Bebê,
o que houve no trajeto, foi o mistério de viver.
 
=
( Imagem pinterest.com/sbazote )

12 comentários:

Anônimo disse...

Um percurso de Vida muito bem conseguido neste poema!

Abraço

chica disse...

Tão linda poesia cantando a trajetória da vida> do primeiro pranto ao último suspiro! Linda! abração, chica

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Muito obrigado pela apreciação. Abraço!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Obrigado, querida amiga! Abração!

Juvenal Nunes disse...

Entre o princípio e o fim fica a caminhada de cada um.
Será que passamos coma consciência do balanço?
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Ivone disse...

Lindo poema, a Vida é mesmo um dom, começa, segue, nos deixa repletos de lições, felizes são os que conseguem sentir e entender!
Abraços apertados!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Amigo, ter a consciência tranquila, é tudo, né? Abraço.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Abração, amiga! Obrigado!

Catiahô do BlogEspelhando disse...

Carlos,
Lindos versos!
Sempre inspirador vir aqui.
Saudades.
Ainda em Porto Seguro?
Me diz , mas lá
no Espelhando.
Bjins
CatiahôAlc.

Daniela Silva disse...

Gostei muito da forma como percorres as várias fases da vida, desde o nascimento até à velhice, com uma mistura bonita de ternura, reflexão e realidade. Há versos muito simples mas que tocam fundo, especialmente essa ligação constante entre o acordar para a vida e o inevitável passar do tempo. Ficou muito humano e sensível.

Beijinho na alma,
Daniela Silva | Alma Leve

Teresa Isabel SIlva disse...

Muito interessante!

Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog | Partilha Aqui a Tua Opinião

Ana Lucia Nicolau disse...

Olá, Carlos. Muito bom, é bem por ai mesmo...abraços!