ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 12 de fevereiro de 2022

ROMANTIZANDO A VELHICE!


Precisamos parar de romantizar algumas coisas. A velhice é uma delas, embora eu mesmo já a tenha romantizado: ‘a vida começa aos quarenta’, ‘cabelos brancos e rugas são sinais de experiências’. Rugas, ainda tenho poucas rs rs. Já os cabelos brancos alardeiam que os anos passam e passaram, inclusive para mim. Por que esse “inclusive para mim”? Porque eu dizia aos meus amigos, ‘nunca vou envelhecer’. Evidentemente, eu me referia ao espírito, sobre manter um coração jovial, só que ao mesmo tempo eu não me imaginava velhinho, olhava para o futuro e via o mesmo corpo magro, cabelos fartos ao vento. Mas, se não quero romantizar, também não quero dramatizar a velhice, há um certo charme em envelhecer. E há um consolo também, o de que todos vão envelhecer e morrer. Isso é meio triste, e talvez seja o grande segredo da vida, segredo esse que talvez só vamos conhecer após morrer. Não, não quero usar os velhos clichês sobre viver bem, passado, presente, futuro, se tem vida após a morte, etc, só quero falar da finitude das coisas. Tudo morre, tudo acaba, nada é eterno. Tudo é ilusão, tudo é pseudo, é tudo faz de conta. Corrijo: somente as coisas físicas morrem, acabam. As coisas invisíveis permanecem, curiosamente o que chamam de abstrato, é mais duradouro que o chamam de concreto, de real, do que podemos comprar, ostentar. Eterna é a saudade... eterno é o amor... a amizade... a saudade... a empatia... a fé... a esperança... eterno é o sorriso que a gente ganha e deixa... o calor do abraço... a gargalhada espalhafatosa. Eterno é o que ensinamos, e o que aprendemos. Eterno é o sonho, a imaginação. Eterna é a dança, eterna é a música... eterna é a poesia, meu cajado contra os dragões e fantasmas desse mundo de terror. Toco no chão, e eles fogem assustados. A arte, enfim, é eterna. Opa, consegui arrancar um sorriso de mim nesse texto choroso; é que analisando tudo isso, certo de que apliquei pelo menos um pouco dessas coisas abstratas em minha estrada sinuosa e insinuante, olhando no espelho, de frente para minhas rugas e meus cabelos brancos, posso dizer: ESTOU SABENDO ENVELHECER! Acabei, mais uma vez, romantizando a velhice rs rs. O que esperar de um poeta, senão romantizar tudo?

=
=

( Imagem legiaodeherois.com.br ) 


10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de sábado, amigo Carlos!
As pessoas tem pensado mais na velhice de forma racional e otimista.
Não creio que só romantizou, falou verdades aqui em sua crônica.
Bonito ser jovem de espírito, ter superação, ser esperançoso (a) e manter a alegria pela vida em sí, independente da idade.
Gostei quando foi nomeando o que é eterno... O Amor também é assim no 💙 dos simples.
O fechamento ficou com um leve humor adequado aos de cabelos grisalhos e perfeito na sua condição de poeta.
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz

chica disse...

Temos que olhar pra velhice ,saber ver as rugas, pelancas,rs, cabelos brancos, pele sem brilho, aceitanbdo que só estamos assim pois estamos vivos... E sem plástica, botox, etc, fica mais difícil chegar lindos ... Mas, vivemos e seguimos com o coração jobem. Aliás, tu és um guri.Eu, com meus 73, estou mais pra lá do que pra cá...Meio corpo na cova,rs...abração, chica

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Carlos

meu amigo, envelhecer não é muito fácil, mas, é preciso saber envelhecer, pois é um ciclo de vida.
aceitar a velhice, será um trabalho da nossa mente e do nosso corpo.
gostei da crónica.
agradeço o seu comentário lá no meu espaço que me deixou bastante sensibiliza.
muito obriga.
um bom fim-de-semana, cheio de saúde e harmonia.
um beijo.
:)

Janita disse...

Saber envelhecer sem dramas nem desesperos é uma Arte.
Arte essa, que vou começando a descobrir, aprendendo lentamente.
Tal como aprendi a crescer.

Um abraço, amigo Poeta.

Toninho disse...

Lindo Carlim, muito se fala no saber envelhecer-se, tem até receitas.
Mas o mais importante é viver cada dia, cada possibilidade com toda arte.
Mortais não temos como burlar a roda da vida.
Bom trabalho amigo
Um abração e uma semana leve e alegre com sons de passarinhos.

Vanessa Vieira disse...

Olá Carlos!
Saber envelhecer é realmente uma virtude. Principalmente em tempos como os nossos onde a beleza é comerciada como uma roupa que se veste e isto apenas! Gostei demais te tua reflexão!

Um grande abraço para ti!!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Viver cada dia, sentindo a emoção que a vida nos proporciona, vivendo a amizade, agradecendo as dádivas recebidas, sendo consciente que tudo passa, tudo é finito, isso tudo e mais o que você expôs no teu sábio texto, para mim é envelhecer.
Abraços fraternos!

Smareis disse...

O envelhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano, mas as vezes é tão difícil a gente aceitar que está envelhecendo, mas não tem outro jeito. É o ciclo da vida e não podemos fazer nada, a não ser aceitar e seguir em frente...
Adorei te ver la no blog. Demorei aparecer pois estou um pouco ausente.
Obrigada, e voltarei Menino Beija-flor.

Toninho disse...

Como vai nobre poeta?
Ainda por Porto?
Que esteja tudo bem com você e família.
Abraço e muita paz e poesia.

Parapeito disse...

Gostei muito do que li.
Envelhecer é um aprendizado. Bom quando chegamos ao fim com boa avaliação.
Brisas doces **