( imagem internet google )
SOBRE A INVEJA
A inveja é prima-irmã do ódio
Casada com a incompetência
Mãe da fofoca e da injúria
Madrinha da discórdia
Família serviçal do Anjo Mau.
E juntos vão morrer abraçados com o fracasso.
Já dizia Santo Agostinho que a inveja é a mãe de todos os males. Na missa do último domingo, durante a pregação o padre falou sobre inveja, esse sentimento que é ao mesmo tempo antigo, e também um tema sem fim, infelizmente. Na parábola de Jesus, um patrão logo de manhã contratou alguns homens por uma moeda, para trabalharem em sua vinha. No final do dia, faltando só uma hora para anoitecer, contratou outros homens, e no momento do acerto, pagou a todos o mesmo valor, tanto os que começaram a trabalhar cedo, quanto os que trabalharam por só uma hora. Houve reclamação dos primeiros contratados. O patrão disse: “Não estou sendo injusto. Não foi uma moeda que combinei com vocês? Estou lhes pagando o que combinei. E quero pagar aos outros o mesmo valor. Será que vocês estão com inveja porque estou sendo bom?” A pergunta do padre à assembleia foi importante: Vocês acham que ser bom causa inveja? Claro que sim, mas não quero me ater a esse detalhe agora. Dia desses li um pequeno texto do Pe Fábio de Melo, e como não gosto de control-c control-v, trouxe apenas a ideia dele, e disse mais ou menos o seguinte: “As pessoas usam muito um jargão, um clichê ( esse é o país do clichê), que diz: Os verdadeiros amigos se conhecem nas tristezas, nas dificuldades. Pode até ser... mas isso é muito pouco, porque os verdadeiros amigos também se conhecem, principalmente, nas alegrias, nos bons momentos, porque quem é seu verdadeiro amigo, ao ver seu sucesso, sua felicidade, ficam felizes também e vêm lhe abraçar. O amigo que se afasta quando você obtém êxito, quando realiza um sonho, nunca foi seu amigo, ele se afasta porque está com inveja do seu sucesso. E muitas vezes, claro que não são todos, aquele que fica do seu lado na tristeza, não está se condoendo por você, está ali somente para assistir a sua dor e dar risadas por dentro”. Confesso que nunca havia visto por esse prisma, mas hoje eu concordo. Já fui vítima de inveja de pessoas que tinham mais posses do que eu, ou seja, nem sempre a inveja é material, às vezes por você ter carisma, ter brilho, ter amizades, as pessoas sentem raiva de você. Não estou falando só de mim, afinal não sou a melhor pessoa do mundo, mas já vi outras boas pessoas serem invejadas simplesmente porque riem o tempo todo. Já tive alguns sucessos em minhas coisas, e realmente algumas pessoas que eu pensava que eram mesmo amigos (as) , pelo menos eu gostava deles (as), me deixaram. O único conforto, aliás é um grande conforto, é carregar a certeza de que só se tem inveja de quem é maior. É melhor ser invejado do que ser invejoso.
Olá Carlos
ResponderExcluirInveja é uma palavra forte e feia..
Inveja é um sentimento horrivel para para que o é....
Gostei do texto.
Beijo e uma semana feliz.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
É um dos piores sentimentos que alguém pode ter. Ele destrói quem o sente, e aos outros.
ResponderExcluirAbraço
Olá, amigo Carlos
ResponderExcluirA inveja é um grande mal dos não talentosos (que guardam e NÃO cuidam dos talentos que o Senhor lhes presenteia)...
Podemos cair no lodo e na lama se agirmos assim pois os Dons estão aí para serem polidos em nós e todos os temos para cuidar e repartir...
Bjs floridos
Pois é Carlos, a inveja é sentimento negativo que habita gente de espírito atrasado. Bjinhos querido.
ResponderExcluiroi Carlos,
ResponderExcluira inveja atrai apenas mais sentimentos negativos...
prefiro ela bem longe!!!
beijinhos
Ah, a inveja! Também já fui vítima dessa praga que se alastra no coração e na alma da pessoa que a sente e a faz desejar e fazer coisas que deteriora o seu caráter e corrompe a sua natureza. E o que mais dói é saber que essa pessoa se dizia amiga e partilhava muitos dos meus projetos/sonhos, sabia das dificuldades pelas quais passei para me formar e ter o meu próprio consultório, e mesmo assim, quando teve oportunidade, me apunhalou pelas costas. Tentei perdoar, compreender, mas atitudes como esta são difíceis de ver totalmente apagadas da mente e do coração. Hoje ainda convivemos, mas aquela espontaneidade de antes, as confidências principalmente, ficaram perdidas no tempo em que eu confiava totalmente na pessoa.
ResponderExcluirSoubeste bem, amigo, delinear os meandros desse sentimento tão negativo que deteriora os relacionamentos. A própria palavra é feia, machuca, dói.
Em compensação, também li tua postagem anterior sobre a rainha da primavera. Quanta lembrança bonita tu trazes! Acredito que por tudo isto, meu querido, sabes como preservar a verdadeira primavera, estação das flores com o seu constante renovar, no teu lindo coração!
Que os sorrisos cheguem nessas pétalas de alegria, e as estrelas brilhem em cada botão em flor. Que te chegue uma PRIMAVERA enfeitada de amores!
Com carinho,
Helena
Carlos
ResponderExcluira inveja é um sentimento muito mau e sim acho que há muita inveja no mundo, até por coisas banais.
mas, depois de ler o texto, confesso que concordo quando você diz, que mais vale ser invejado do que ser o invejoso.
boa semana.
beijo
:)
Puxa Carlos,um texto excelente! Conseguiu explicar bem como é que surge esse sentimento tão negativo e creio que a inveja tb pode passar se nós mostrarmos ao invejoso que não existe motivo pra essa inveja,que ele tb pode conseguir o que deseja...um texto pra conversar muito! bjs,
ResponderExcluir
ResponderExcluir*Carlos, pertenço a duas classes
difíceis : a das mulheres e a das
professoras !!! Em ambas, a inveja
rola solta e é triste demais
sentir isto !!!
*Não tenho dinheiro, mas,
às vezes, sou invejada por ser
alegre, falante , possuir um pouco
de conhecimentos gerais e ...
saber esperar e lutar pelo que
desejo !!!
*A INVEJA é muito feia e
quem tem inveja dos outros é
pessoa MAL AMADA com CERTEZA !!!