Páginas
▼
sábado, 12 de março de 2011
CARLOS... DEPUTADO FEDERAL?
( imagem fotolog.com )
Ai, ai. Claro que é uma brincadeira. Política é pra quem tem "jeito", e eu sou meio ingênuo para isso. Um beija-flor entre gaviões? Tadinho, não sobra nem as penas. Por outro lado, se eu fosse deputado federal, apresentaria pelo menos três projetos interessantes. Vejam:
1) Tornar a poesia matéria obrigatória nas escolas. Já temos a língua portuguesa, literatura, etc? Sim, só que eu eu falo da poesia especificamente. Não para obrigar as pessoas a serem poetas, claro que não, isso é nato, mas para gostarem de poesia, afinal a poesia torna brando o coração das pessoas. No meu tempo, a poesia era muito forte nas aulas, foi quando conheci Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Lúcia Casassanta, José Lins do Rêgo, José de Alencar, etc. É por isso que falo tanto de professoras porque foi marcante para mim e incentivador no meu prazer de escrever. Ressalvando que sou meio "carpe diem", meio "Sociedade dos poetas mortos", ou seja, a poesia livre, onde a única regra é a liberdade de expressão e criação.
2) Que os grandes comunicadores de tv no Brasil, com sua enorme acessibilidade e facilidade de parcerias com transportadoras, cias aéreas, cias de cerveja e outras empresas tantas, fizessem pelo menos uma vez por ano um grande concurso nacional de poesias. Imaginem um desses, o Faustão, o Gugu, Luciano Huck, Raul Gil, Serginho Groismman, Jô e outros bons, no final do ano, num grande evento, decidisse quem vai publicar um livro de poesias, através de uma editora muito famosa. Já pensaram isso em rede nacional? Visualizem isso. "E agoraaaaaaaa.... o grande vencedor do livro do ano. fulano de taaaaaaal". Seria lindo! Pôxa, tem concurso de tudo. De dança de famosos, de dança infantil, do cara mais feio, de concurso de piadas, de quem come mais hamburger, de karaokê, de imitadores, etc. Menos de poesia. Se as emissoras reclamassem, já que isso é obrigação primeira do governo e o espaço de tv custa caro, que fosse abatido no imposto de renda, essas coisas são dedutíveis do imposto de renda. Portanto, falta boa vontade. No Brasil tudo acontece... e nada acontece. A gente ouve a mesma música há vários anos, só acredita num canal de tv, o locutor esportivo é só um, lê as mesmas poesias, e... blá blá blá. Num exemplo paralelo, vejam o que anda ocorrendo na Líbia e Egito. As pessoas se cansaram dos ditadores e estão tirando-os de lá. Não falo de revolução armada, tenho pavor de guerra, falo de revolução cultural, o Brasil precisa de uma revolução cultural. Certo ministro da cultura, não tem muito tempo, falava a jovens universitários e um deles disse: " O senhor foi vítima da ditadura e se queixava da falta da liberdade de expressão. Hoje o senhor é ministro e não cria possibilidades para os jovens de hoje. O senhor mudou de ideologia ou de cadeira?". Claro que o evento acabou ali. Nâo estou fazendo esse texto com revolta, pois me sinto em estado de graça, porém com certa tristeza, pois sabemos o quanto é difícil publicar um livro nesse país. Vivo nessas utopias sim, é um mundo em que me permito acreditar. Sempre penso que vai haver um boom cultural.
3) O terceiro é meio engraçado... rs rs, ai ai. Que o dia 15 de março fosse feriado nacional, porque é meu aniversaaaaaário. Afinal, um deputado com com projetos tão bons como os citados acima, merece ser eternizado, né?
As duas primeiras propostas são muito boas a última poderia mudar um pouco e todos teriam folga no dia do aniversário.
ResponderExcluirbjs
Meu querido Carlos
ResponderExcluirPlataforma para a eleição já está na mesa...agora só candidatar-se, adorei o texto como sempre.
Beijinho
Sonhadora
Querido amigo..
ResponderExcluirBom Dia..
Um lindo e feliz Domingo beijos no coração,Evanir.
http://aviagem1.blogspot.com/
Gostei muito do texto e apesar de um oceano que nos separa não há tanta diferença assim entre Portugal e Brasil ( falta muito caminho a percorrer para valorizar o que é bom)
ResponderExcluirBeijo
Nada como uma boa reflexão às vésperas de aniversário, vem aí uma nova fase, quem sabe????
ResponderExcluirabraços, boa semana e um feliz aniversário antecipado, com votos de muita saúde, paz e muito, mas muito amor!
carlos, quanto aos projetos poéticos você teria minha total concordância, já eternizar o seu nome no feriado nacional...rsssss
ResponderExcluirRealmente tens excelentes ideias :)
ResponderExcluirPena não seres o dito deputado! :p
(está quase quase...o B day.)
Beijito.
Gostei demais das suas propostas...se voce fosse candidato eu votava em voce amigo...rsrsr....
ResponderExcluirE desde já...Feliz Aniversário!!! Toda felicidade do mundo pra voce!
Beijos
Valéria
Olá, Crlos
ResponderExcluirEm primeiro lugar, parabéns antecipado pelo seu terceiro projeto... Muitos anos de vida e de paz...
Depois, votaria em vc por ser amigo da poesia... rsrsrs...
Parabéns mais uma vez por ser o "nosso" dia hoje...
Enfim, uma excelente tarde!!!
Abraços fraternos
P.S. Vc teria meu voto total pelo segundo projeto também... ao menos uma vez por ano poderia assistir a esses programas tão enjoados no meu ponto de vista...
Caro Carlos suas idéias são geniais, que tal aproveitar que tem tanto deputado federal menos letrado mas cheio de boas intenções para um "assédio" cultural enviando estas sugestões para eles? vai ver que funciona ou enviar para o Faustão, Raul Gil , Hebe e cia? A idéia é ótima ,estou falando sério. Agora aqui neste momento falta 1h e 50min para terminar o dia e cantar parabéns para você, pisciano cheio de sonhos e poesia na mente e na alma.
ResponderExcluirParabéns Carlos que tudo de bom sempre te aconteça. Beijos no coração.
Conhece a Ikebana? Tem um selinho dele para você...tem seu nome, e tem sem nome também, se gostar, fique a vontade para recolher-los.
ResponderExcluirBoa tarde.
Beijinhos.
Concordo! Dia 15 de março tem que virar feriado imediatamente! :)
ResponderExcluirBelas idéias amigo, vou passar para a frente...
Abraços renovados!
Aprovado! Lance sua candidatura e conte com um cabo eleitoral gratis e interessado apenas nos seus projetos Se os bons não se candidatarem, os problemas serão sempre maiores. Quanto ao seu aniversário, parabéns pelo próximo passado. Consiga, como deputado, mudar os seus documentos para o dia 14 de março, você ficará mais velho um dia, mas comemorará seu aniversário no dia da poesia. Meu abraço.
ResponderExcluir