Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2016

O QUE VAMOS SER EM 2017?


Minhas promessas para o novo ano vão muito além de uma dieta, de comprar um carro novo, de fazer uma viagem. Nada contra quem faz esses planos, uma dieta por exemplo, é algo muito saudável, viajar é muito gostoso, todo mundo quer ter um carro melhor, não há nenhum pecado nisso. Mas eu falo sempre de mudanças espirituais, pois até para termos uma vida material agradável, precisamos ter uma vida espiritual em paz também. O espírito estando bem, o corpo também ficará. Sendo assim, eu prometo para 2017: Orar mais. Agradecer mais. Não praguejar. Dar conselhos. Pedir conselhos. Crer mais. Dar palavras de conforto. Dizer coisas boas às crianças. Promover a paz dentro daquilo que me é possível. Que eu não seja motivo de discórdia, mas de aproximação. Ponderar. Moderar. Não agir no ímpeto. Compreender mais. Prometo vestir-me de uma aura branca que faça as pessoas que me virem, sentirem energia boa, que olhem para mim e sintam acolhimento, e não repulsa. Prometo irradiar somente boas energias, não dar fluidos a coisas negativas. Não fazer fofoca. Não julgar. Prometo ter conteúdo. Prometo mais poesia. Prometo ser LUZ!
Algumas pessoas que me conhecem vão dizer: “Mas você já faz tudo isso, Carlos”. Não sei se faço, as pessoas de fora veem melhor, graças a Deus já ouvi isso várias vezes na vida, mas eu sei que procuro fazer sim, às vezes a gente falha, porém eu não falho de má intenção, eu falho é por descuido mesmo, então eu prometo também ser mais cuidadoso para falhar o menos possível, porque algumas coisas estão sim ao nosso alcance, a gente pode até não salvar o mundo, mas pequenas atitudes melhoram muito o ambiente: da casa vai para a rua, da rua vai para o bairro, do bairro vai paras as cidades, das cidades vai para o país... e do país vai para o mundo... e do mundo vai para o universo, e o universo nos devolve tudo isso. É um ciclo! Essas coisas que fazemos, tanto as ruins quanto as boas, talvez a gente não vê, mas as está fazendo, seja limpando ou poluindo o universo, e eu escolhi ser um bom canal de coisas boas. Que canal você vai ser???
==
 

( imagem universalismocristico )

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PAZ... QUANDO?


Haverá paz quando ela sair dos slogans e ir direto aos nossos corações.
Quando deixar de ser meras rimas de canções
Quando não for apenas desejos amiúde
Quando a palavra se tornar atitude.
Paz vai haver ...
Quando a ignorância ceder à tolerância.
Quando deixar de ser símbolo
para ser a nossa meta.
Brilhar não nos letreiros,
mas no nosso olhar,
que cada um seja profeta
da paz que vamos buscar.
Quando calarem os canhões
e sossegarem os dragões
que criamos, e dentro do peito trazemos.
Quando aumentar a fé que pouco temos.
Quando a criatura respeitar o Criador
E que a sociedade não seja em fragmentos.
Que a tão cantada palavra amor
não esteja em nós apenas em momentos.
Diante de tudo o que vejo
posso estar dizendo apenas mais um tolo desejo,
Continuo sonhando;
é que às vezes fico triste com a certeza que carrego...
de que o mundo só vai ser melhor
quando o homem dominar o seu ego.
e mais uma vez eu pergunto... quando?

==

Todos ( ou quase todos) os meus poemas têm histórias. Esse foi feito por volta de 1978/79, eu ainda estava muito chateado com o assassinato do John Lennon, para mim a maior covardias já feitas contra um artista, contra a própria arte, eu diria. Dizem que ele foi morto por um fã psicopata. Há controvérsias, John Lennon era um pensador, e pensadores incomodam.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

FOI JOHN LENNON QUEM DISSE.



Quando John Lennon falou
que não era o único sonhador
não sabia o quanto acertou.
Os sonhadores estão por aí a cada dia mais .
São pequena minoria, é verdade,
mas, ai da sociedade se morressem todos os ideais.
Foi John Lennon quem disse
que não é assim tão difícil
que basta dar uma chance à paz.
Jogar certo os jogos da mente,
não de forma individualista, mas altruísta.
Poder para o povo.
Já que deu tudo errado até agora, começar de novo.
Imagine e tudo será feito
O novo brota dentro de cada peito, e se espalha
enxovalha todo o planeta,
e o que era difícil, fica fácil,
o ruim fica bom.
Ainda bem que aquela bala
não calou a música do John.
====================
Eu também estou muito feliz de não ser o único sonhador.

Ideias extraídas de algumas músicas de John Lennon. "Imagine, "Power to the people", "The war is over" , "Mind Games".
==

imagem aduncdeviandart.com )

sábado, 24 de dezembro de 2016

CALIX BENTO ( canta Milton Nascimento )


Ó Deus salve o oratório
Ó Deus salve o oratório
Onde Deus fez a morada, oi, ai, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oi, ai

Onde mora o Calix Bento
Onde mora o Calix Bento
E a hóstia consagrada, oi, ai, meu Deus
E a hóstia consagrada, oi, ai

De Jessé nasceu a vara
De Jessé nasceu a vara
Da vara nasceu a flor, oi, ai, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oi, ai

E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria o Salvador, oi, ai, meu Deus
De Maria o Salvador, oi, ai.
===

( Letra folclore mineiro, adaptação de Tavinho Moura )

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

OS VENTOS DO VIETNAM


Os ventos do Vietnam não param de soprar,
insistem em ecoar nos tempos de agora.
Ouço de Aleppo, lamentos a toda hora,
A Nova Ordem mundial é a desordem,
a vida não tem lugar.
Os ventos do Vietnam ainda sopram canções tristes
que choram infâncias perdidas,
falam de namoradas sonhadoras
trocadas por estúpidas metralhadoras
sinalizando que não existe tábua de salvação.
Quem sabe do céu desce uma mão
e nos tire desse caos,
desse chão inseguro,
até quando vão progredir os maus?
Ledo engano desses profanos,
donos do estado
exterminadores do futuro,
numa guerra não há vencedor, nem derrotado.
Erguendo o troféu da ignorância,
depois que tudo acabou,
do pódio da arrogância,
verão:
Quem pensa ter vencido
também fracassou.
==
 

Recuperei na memória parte desse meu poema antigo que não tinha mais, escrito nos anos 80 para 90, título OS VENTOS DO VIETNAM, e adaptei para os dias atuais. Mas o que tem a ver Vietnam com Aleppo? Tem tudo a ver, a única diferença nessas fotos é que uma é colorida e a outra em preto e branco, mas as duas trazem o mesmo terror. Quem está errado nessa nova guerra? Sei lá, não importa. Dá para ficar de um lado ou de outro? Não dá. E o mundo segue à deriva. A Nova Ordem Mundial é a desordem.
==

Infelizmente esse é o meu  texto para este Natal... mesmo assim... FELIZ NATAL PRA TODOS!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

VAMOS DAR O BRAÇO A TORCER!



Coisa mais difícil é dar o braço a torcer, ou a mão à palmatória. Sei lá se  é orgulho, ou vergonha, ou medo do não perdão, só sei que tem gente que nega as coisas até morrer, enquanto isso se vai morrendo por dentro, pois além dos cruéis julgadores externos que julgam, condenam, queimam, pisam, cospem, apedrejam, existe a consciência muito mais impiedosa, e o travesseiro não conversa, apenas escuta... e se molha. Principalmente quando se é jovem a gente estufa o peito, e fala: ‘Não me arrependo de nada do que já fiz’.  E tem uma outra que complementa essa que é: ‘Só me arrependo das coisas que não fiz’. Frases bonitas, não  é? Impactantes! Quando a gente fica adulto repete também. Ah, quantas vezes falei isso! Isso é bobagem, a gente tem que se arrepender sim, é claro que é preciso pensar antes no que vai fazer, senão vira círculo vicioso, mas uma vez acontecido, não é nenhuma vergonha dizer: EU ERREI! Hoje, rebuscando o passado na memória, eu me arrependo de algumas coisas sim. Gostaria de poder voltar atrás e cometer alguns atos de forma diferente, alguns eu até não  cometeria. Estou me martirizando? Não, estou refletindo, refletindo porque evoluí, talvez também eu esteja meio sorumbático por causa do clima de Natal, a gente fico meio reflexivo, e aqui está minha mão à palmatória. Deixei de lado, o orgulho, a vergonha e o medo do não perdão, mas não é porque não sou mais jovem, algumas burrices eu fiz bem adulto mesmo. O que eu fiz de errado? – talvez perguntem. Mas eu não vou dizer, eu não preciso dizer, pois só Quem pode me julgar está nas Alturas... e aqui na terra eu mesmo... e eu já me castiguei bastante.
==
( imagem laudasavulso - google )

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

NOS MUROS DO BRASIL!


As pessoas que não conseguem dar seus recados nas mídias, nos microfones, nos impressos, dão seus recados pelos muros. Outro dia fazendo uma caminhada de uns cinco quilômetros, embora já tenha feito outras dezenas de vezes, não havia reparado na quantidade de mensagens que as pessoas deixam nas paredes, nos muros, no viaduto, ora zombando, ora querendo mesmo deixar sua mensagem, ou mesmo até por vadiagem. Algumas engraçadas, outras revoltadas, umas políticas, outras filosóficas, umas de fé. A primeira que li era feia, mas foi a que me levou a ler as demais: “Talvez este seja o inferno de outro planeta” ( Quem escreveu essa estava revoltado). Adiante: “Entre duas extremidades o coração é o fiel da balança”. (Bonita frase, deve ser do mesmo autor, porém num momento mais brando. A letra parecia). Quase numa sequência vieram essas: “Fora, Dilma” ( essa está meio velha). “Fora, Temer( novíssima rs rs). Numa placa de muro inteira tinha essas duas: “Lula ladrão” e “Lula 2018”(acho que alguém escreveu a primeira, veio outro e escreveu abaixo em resposta). Sigo andando: “Aécio Never” ( a outra que fala dele não posso publicar, senão ele me processa). Outra: “Somos todos Moro” ( essa é plágio). Logo adiante: “Moro, coxinha agente da Cia” ( outro plágio). Estava começando a me divertir, andando e rindo sozinho. Dessas ri demais: “Mulher é igual macarrão, a gente enrola, enrola e come” ( he he com certeza foi algum machista). E essa? “Homem é igual vassoura, sem o cabo não vale nada” ( rs rs que maldade. Com certeza alguma feminista respondeu à anterior). Lá vou eu despertando a curiosidade dos outros “caminhadores” por me verem rindo. Não tem como não rir dessas, e acho que foram do mesmo autor... ou autora, né? : “Feliz foi Adão que não teve sogra nem cunhado”( que maldade com as sogras rs rs. Conheço tanta gente doida para ter uma sogra e esses caras fazendo essas piadinhas de mau gosto rs rs). E essa: “Feliz era a Eva, pois seu namorado não tinha amiguinhas para ficar dando em cima dele, e nem para ir às festas com o mesmo vestido que ela” ( concorrência feminina é fogo rs rs).
Mais adiante, o desenho de um caixão com a frase: “Aqui sim, todo mundo é igual” (forte essa, mas grande verdade, talvez a única verdade). E fui lendo... “Diretas já” (eu quero)... “Reforma política já” (isso eu quero há bastante tempo)... “Teto dos gastos públicos, é só parar de roubar” (com certeza). “PEC 55 NÃO” (dessa nem quero falar). Mais uma pra rir: “Cala a boca, Galvão” ( essa sim, grande plágio). Vamos seguindo: “Pena de morte já” ( coisa horrível isso). E essa logo ali: “Trump, anticristo” (cruz credo). Vou rindo: “Obama bundão” ( que é isso? rs rs. Obama parece gente boa). “Sílvio Santos, presidente ( nessa eu até cantei Sílvio Santos vem aí laiá laiá laiá). “Odeio sertanojo ( rs rs eu também). “Toca Raul ( aí gostei). ...). “ O fim está próximo” ( não duvido). E por falar em “ o fim está próximo”, a caminhada sim estava perto de terminar, e não podia ter terminado melhor, pois essa foi a penúltima frase, que vou colocar maiúscula aqui: “GENTILEZA GERA GENTILEZA”. E a última veio completando-a, não que o autor ou autores tenham feito de propósito, mas o acaso fez com que estivessem na sequência. Eis a última: “Ainda resta uma esperança”. Nessa hora eu ri, mas não ri de humor, ri de emocionado, pois essa, contradizia a primeira frase da caminhada que falava que o planeta é um inferno. E sabem o que eu fiz? Voltei pelo mesmo caminho, mas sem reler as mensagens, pois quis que as duas últimas permanecessem em mim, que elas fossem as definitivas. Eu não quis que minha caminhada terminasse com uma frase negativa, e isso serve como grande simbologia para nossas vidas. SEJAMOS LUZ!!!
==
Esse texto é uma homenagem ao Profeta Gentileza, o autor da frase GENTILEZA GERA GENTILEZA, que escrevia mensagens positivas pelos muros e viadutos do RJ, onde o prefeito mandou pintar tudo de cinza, que acabou virando música na bela voz de Marisa Monte. Confesso que não fiz o texto com a intenção da homenagem, eu nem conhecia a história dele, embora já gostasse da música, mas o acaso (olha ele aí de novo) fez com que a homenagem acontecesse. Rindo mais uma vez.
=
( imagem netmundi.org - google )

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MENINO DEUS ( CAETANO VELOSO )



Que esse Menino Deus venha nos trazer novo alento, pois 2016 foi duro. A tendência é de que dias piores virão... mas sempre há esperança.

FELIZ NATAL A TODOS!

Visito a todos em breve.